Compra Solidária - Escolha fazer a diferença Compra Solidária - Para ajudar ao comprar!

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, com sede na zona de Alvalade em Lisboa.
Tem como missão ir ao encontro e acolher pessoas sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.
De inspiração cristã, preserva na sua essência o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos.

Conheça as várias vertentes da atividade da Comunidade Vida e Paz:

EQUIPAS DE RUA
A Comunidade Vida e Paz começa por conhecer as pessoas sem-abrigo através das equipas de rua. Conta com mais de 600 Voluntários que todas as noites, rotativamente e organizados em 56 equipas, percorrem Lisboa em 4 circuitos diferentes nas “carrinhas brancas”, parando em 96 pontos da cidade. Com esta intervenção pretende-se criar uma relação de confiança, escutar e motivar as pessoas sem-abrigo a mudar de vida. De forma a facilitar a comunicação entre os voluntários e as pessoas sem-abrigo, as equipas de rua distribuem alimentos e agasalhos.

ESPAÇO ABERTO AO DIÁLOGO
A Comunidade Vida e Paz dispõe de um Espaço Aberto ao Diálogo, em Chelas, onde intervém uma equipa técnica que acolhe, motiva, avalia e orienta para as respostas internas ou encaminha para outras instituições e serviços as pessoas sem-abrigo que diariamente são contactadas e sinalizadas pelas Equipas de Rua. É uma resposta em regime ambulatório, com actividades ocupacionais, refeições e orientação dos utentes na regularização da sua situação (residência, documentação, consultas médicas, procura de emprego, etc.)

EQUIPA DE INTERVENÇÃO DIRETA
À Equipa de Intervenção Direta cabe a organização dos circuitos das Equipas de Rua/Voltas da Noite, a coordenação, o apoio técnico/informativo e o seguimento das situações/problemas detetados pelos voluntários.
O programa de recuperação é realizado num dos três centros da CVPaz: Centro da Tomada, Centro do Espírito Santo e Centro de Fátima.

O TRATAMENTO
O modelo terapêutico da Comunidade Vida e Paz tem a duração de 13 meses, sensivelmente, em regime de internato e assenta na reestruturação global de cada indivíduo nas vertentes física, psicológica e espiritual, através de equipas multidisciplinares que acompanham os utentes desde a situação de exclusão à reinserção social.
O programa terapêutico resulta da fusão do Modelo Minnesota com o Modelo Hierárquico. O primeiro baseia-se na filosofia dos Doze Passos dos Alcoólicos/Narcóticos Anónimos, que ajuda o dependente a modificar os seus comportamentos e atitudes e a responsabilizar-se pela sua recuperação. O segundo pressupõe um desenvolvimento progressivo de responsabilidades em quatro fases: Despertar, Assumir, Responsabilizar-se e Reconstruir.

A REINSERÇÃO
A Comunidade Vida e Paz proporciona ainda aos seus utentes a frequência de cursos de formação oficinal com vista à valorização educacional e profissional, reconhecimento e valorização das potencialidades, visando a integração no mercado de trabalho.
A Comunidade tem actualmente dois apartamentos de Reinserção Social para o apoio habitacional inicial, com acompanhamento bio-psicossocial:
- A Casinha em Leiria
- O apartamento da Venda do Pinheiro
Conta ainda com a Unidade de Vida Autónoma (U.V.A.U) - estrutura habitacional destinada a pessoas com problemática psiquiátrica mas boa capacidade autonómica,

Dentro do programa de reinserção existe também uma estrutura para apoio ao emprego responsável pelos contactos com os Centros de Emprego, assim como um Programa de Acompanhamento Pós Alta - acompanhamento de todos os ex-utentes que, após a saída dos programas de tratamento/reabilitação e já autonomizados, careçam de apoio psicossocial, de alojamento ou outro.

APOIO A FAMÍLIAS CARENCIADAS
O apoio a Famílias carenciadas surge como um prolongamento da ação das equipas de rua. Duas equipas de voluntários acompanham semanalmente um grupo de famílias em situação de carência extrema, ajudando-as a reestruturarem-se e garantindo-lhes apoio na satisfação das suas necessidades básicas (alimentação, vestuário, saúde e alojamento).

PROJETO ESCOLAS
Dirige-se às escolas que solicitem e queiram interagir com a Comunidade Vida e Paz no âmbito da sua intervenção social. Tem por objetivos:
1 – Sensibilizar, através da participação de colaboradores da instituição, em sessões de esclarecimento/debate ou no âmbito das atividades escolares, os jovens para os problemas sociais da pobreza e da exclusão social.
2 - Proporcionar a esses mesmos jovens experiências concretas no exercício da solidariedade, traduzidas quer na participação ativa no voluntariado a favor das pessoas sem-abrigo quer na organização de campanhas de apoio;
3 - Contactar com as Pessoas sem-abrigo e organizar visitas de estudo às respostas de apoio dadas pela Comunidade Vida e Paz às pessoas sem-abrigo.

FESTA DE NATAL COM AS PESSOAS SEM-ABRIGO
Durante 3 dias é assegurado, com a colaboração de empresas, instituições, Universidade Clássica de Lisboa e cerca 1000 voluntários, o acesso a inúmeros serviços de apoio (espetáculos, vestuário, calçado, balneário, cabeleireiro, “loja do cidadão”, saúde, medicina dentária, apoio jurídico, refeições) e é servido o jantar de Natal, preparado por militares voluntários do Exército Português. Pretende-se com esta iniciativa proporcionar momentos de conforto físico e emocional durante a época festiva.

Ao comprar os produtos ou aderir aos serviços ou eventos publicados nesta página, estará a apoiar a atividade da Comunidade Vida e Paz. Sempre que faz uma encomenda, compra ou reserva através do portal Compra Solidária, 100% do valor indicado reverte de facto integralmente para as instituições.


Publicações



Outros artigos:



‘Serviços que cuidam’
Serviços prestados pelas pessoas que se encontram em recuperação nos centros da Comunidade Vida e Paz, nas oficinas-escola da instituição, com o objetivo de investir na sua profissionalização.




Outras formas de ajudar:

Leia por favor:

Caso não utilize os formulários do portal para encomendar e contacte por outras formas a instituição ou o promotor/loja, ou siga daqui para uma outra loja online, por favor avise da sua compra aqui ou através de um rápido email enviado para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto é de uma enorme importância, já que ao não encomendar através do portal, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência e ao crescimento deste projeto - muito obrigada!
Se possível, tente enviar o seu pedido sempre através dos formulários: desse modo segue diretamente de forma imediata para a pessoa responsável, e a instituição não sofre qualquer tipo de perdas, já que no caso deste portal não se retém nenhuma taxa.
Apoie a existência desta plataforma - clique aqui para saber mais
Vencedor Nacional World Summit Awards