Compra Solidária - Escolha fazer a diferença Compra Solidária - Para ajudar ao comprar!

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador sem taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade

O portal onde pode comprar os seus presentes solidários e encontrar muitas outras formas de fazer a diferença!


A plataforma www.comprasolidaria.pt, em constante atualização, é um projeto que tem sido desenvolvido na sua totalidade voluntariamente desde finais de 2012. Resultou da detecção de uma lacuna, algo que não existia e fazia todo o sentido ser criado, uma plataforma centralizadora de formas simples de contribuirmos para um mundo melhor.

Tem como conceito reunir num só local de forma organizada e pesquisável as várias iniciativas que estão dentro deste conceito do que é uma compra solidária, ou seja, produtos, experiências, vales-donativo, leilões, serviços, eventos, todos eles com uma componente de apoio a uma causa, todos eles, simples escolhas que podemos fazer no dia a dia.

Além disso, divulga também várias outras formas de ajudar, como o voluntariado, a consignação de IRS, os donativos simples, entre outras.

Ao encomendar aqui, o seu pedido segue direto para a pessoa responsável em cada instituição de solidariedade, ou diretamente para o parceiro da mesma responsável pelo envio, nos casos em que a instituição não trata do envio de produtos. E estará sempre a encomendar com a segurança de que o portal não retém nenhuma parte do valor indicado na página, dado que no caso deste portal, não é retida nenhuma taxa lucrativa sobre as iniciativas de cada instituição de solidariedade (nem dos seus parceiros).

Adicionalmente, este portal também não retém nenhuma parte do valor dos donativos que faz às instituições - assim, sabe com toda a certeza que quando faz um donativo seja através de botões de donativos online aqui incluídos nas páginas de cada instituição, seja com base em informação que vê nas mesmas, e envia o seu aviso de donativo, esta plataforma não fica com nenhuma parte do valor do seu donativo à causa que escolher. Os avisos de compra e de donativo aqui são fundamentais mas servem apenas para fins estatísticos.

Este é um projeto inovador em várias vertentes e assente desde a sua criação num intuito genuíno de apoio às causas, numa postura de transparência, numa comunicação verídica, e na criação de algo que tem vindo a ser construído porque era importante, para as pessoas optarem mais por este tipo de iniciativas, dar a conhecer as mesmas de uma forma fácil, pesquisável, centralizada, em que se juntasse a informação dispersa em múltiplas fontes num local fácil de aceder, ao mesmo tempo que se estimula e apoia a criação de mais iniciativas de âmbito solidário.

"Mas qual é o objetivo por trás?" - no caso desta plataforma, que é neste caso um projeto aberto a parcerias dado que a sua missão é um bem maior, não existem objetivos que não os que estão à vista. A motivação, como noutros casos de projetos que se dedicaram a criar algo de facto novo, algo que de facto não existia e fazia sentido criar, é a percepção do benefício que resulta da sua existência. Neste caso, o benefício para a sociedade e para o trabalho valioso das instituições de solidariedade e de projetos sociais, da existência de uma plataforma com este conceito agregador e com uma postura de parceria, e o impacto social crescente que pode gerar, pela criação de um novo hábito, em que contribuir para um mundo melhor está incluído nas próprias escolhas do dia a dia, são razões suficientes para motivar o trabalho diário. É inspirador trabalhar tendo como fim o sorriso de quem precisa. E por estas razões é que independentemente das circunstâncias se faz sempre mais, para que esta plataforma possa continuar a existir, a crescer, e todos tenham assim à sua disposição um local onde as suas escolhas, geram mais para quem mais precisa.

A sua partilha deste projeto é de enorme importância para a sua existência. Quanto mais pessoas conhecerem esta plataforma centralizadora que desenvolve um trabalho honesto, mais vão ser aqueles que no seu dia a dia, passam a fazer a diferença com simples escolhas - e todos juntos, podemos criar um enorme impacto no apoio a causas que precisam do nosso apoio. Contamos consigo?



Veja abaixo as campanhas de Natal:





FAQ
  • Que tipo de produtos posso encontrar neste site?

    Este site serve como um motor de pesquisa que nos permite encontrar centenas de formas de fazer a diferença nas nossas escolhas do dia a dia - os produtos, são aqueles cujo valor reverte em parte (ou mesmo na totalidade) para ajudar uma dada causa!

    Sendo esse o conceito aqui desenvolvido, poderão ser de vários tipos, devidamente clarificados em cada página:

    - merchandising das instituições de solidariedade;

    - artigos artesanais muitas vezes produzidos por voluntários da instituição ou por utentes (por exemplo nos centros de atividades ocupacionais) e que revertem para apoiar a causa;

    - artigos em que uma dada empresa/marca, seja de uma forma temporária ou permanente, decide que a venda dos mesmos irá reverter para uma causa (desde que a referida marca ou empresa divulgue qual o valor que reverte para a instituição);

    - artigos doados para leilão;

    - artigos novos doados a instituições por empresas para angariação de fundos.

  • Qual é o objetivo deste site?

    O portal www.comprasolidaria.pt foi criado em 2012 preenchendo uma lacuna de algo que fazia todo o sentido existir: uma plataforma centralizadora de formas simples de contribuirmos para um mundo melhor.
    Tem como conceito reunir num só local de forma organizada e pesquisável as várias iniciativas que estão dentro deste conceito do que é uma compra solidária, ou seja, produtos, experiências, vales-donativo, leilões, serviços, eventos, todos eles com uma componente de apoio a uma causa, todos eles, simples escolhas que podemos fazer no dia a dia. 

    O resultado (e objetivo do projeto): contribuir para a sua divulgação e ao tornar mais fácil encontrar este tipo de iniciativas, estimular a opção pelas mesmas, como sendo uma simples escolha no nosso dia-a-dia, e dessa forma aumentar o valor angariado para as causas que tanto precisam!

    Desta forma, consegue-se:
    contribuir para a sustentabilidade de cada projeto de uma forma mais independente de apoios externos;

    - dar a conhecer e proporcionar canais de venda para peças que fazem parte de projetos de integração pela arte, promovendo assim a inclusão social;

    - proporcionar maior visibilidade para os vários projetos das instituições, divulgando também outras formas de os apoiar e facilitando contactos até para novas oportunidades de voluntariado para quem se queira envolver.

    O projeto apoia também, estimula e inspira a criação de novas iniciativas neste âmbito, iniciativas essas que permitam que as instituições possam alocar mais tempo à sua missão, através de uma angariação mais eficaz dos meios que necessitam.

  • O site fica com alguma percentagem do valor que pago pelos produtos das instituições de solidariedade?

    Não.



    Notas adicionais:

    Este ponto é importante de clarificar na sua totalidade e em detalhe, dado que esta é a única plataforma agregadora de produtos de instituições de solidariedade, que não retém taxas lucrativas sobre os mesmos.

    Pode, ao optar pela plataforma www.comprasolidaria.pt, confiar na informação que aqui lê: mesmo mais adiante o projeto continuará a funcionar numa ótica de capacitação e prestação de um serviço de divulgação: quando encomenda através do portal, 100% do valor pago pelos produtos das instituições de solidariedade reverte da mesma forma que reverteria normalmente, ligando por exemplo para a instituição ou enviando um email para a instituição, sem taxas escondidas.

    Ou seja: se encontra num produto a informação de que reverte a 50%, isso significa que é também esse o valor que reverte quando encomenda entrando em contacto telefónico com a instituição - esta plataforma aposta numa comunicação clara, de forma a que os consumidores conheçam cada uma das iniciativas: o diferencial de valores que vê entre o preço e o valor que reverte em alguns produtos, em nada está relacionado com o site - é informação sobre a iniciativa em si, que nesses casos em que vê 2 valores diferentes, significa que será uma iniciativa da instituição em parceria com uma marca ou artesão externos, em que estes lhes dão parte do valor do que produziram - e este portal indica de uma forma clara qual o valor que a marca ou artesão dão à instituição.

    Note por favor: no caso dos produtos de merchandising das instituições de solidariedade (a não ser em casos de excepção em que os artigos lhes são oferecidos), embora o valor aqui siga também na totalidade para a instituição, a mesma tem sempre, naturalmente, os seus custos internos - nomeadamente, custos com a produção dos artigos, custos de armazenamento e outros custos de logística. Estes custos, são muitas vezes variáveis ao longo do tempo, mediante descontos de quantidade que vai obtendo, alterações nos recursos humanos responsáveis pelo trabalho de logística, etc. Mas este portal, não retém nenhuma parte do valor, e ao optar por encomendar aqui, sabe que vai reverter o máximo possível para a instituição, dado que não são retidas taxas.

    Cada instituição sabe que tem aqui ao seu dispor um meio em que o valor reverte na totalidade para si : podendo depois da sua parte gerir quais os custos internos que tem com o produto, para que consiga angariar o máximo possível.

    O objetivo, no caso desta plataforma, não é ficar com parte das receitas do conjunto das instituições de solidariedade aqui presentes, mas sim, gerar-lhes mais receitas, extra ao que têm junto do seu próprio público, maximizar o valor que segue para as instituições e fornecer um canal centralizado, prático e fácil de usar para as compras solidárias. Deste modo, estimulamos o espírito de solidariedade no consumo do dia a dia e ajudamos as instituições a divulgar os produtos, de forma a angariarem mais fundos para as suas causas.

    Se a instituição conseguir vender mais por ter os artigos aqui presentes, tanto melhor, dado que consegue angariar mais fundos para a sua causa: mas o portal Compra Solidária não irá reter nenhuma parte do valor destes produtos.

    Isto não significa que este projeto seja contra o conceito de comissões - simplesmente, precisamos de fazer uma clara distinção entre:

    - comissões justamente e legitimamente obtidas, por pessoas ou entidades que trabalham de facto com intuito de angariação de fundos e desenvolvem trabalho real para uma dada instituição ou um conjunto de instituições, com um verdadeiro objetivo de apoio à mesma,

    - e, algo bastante diferente: taxas aplicadas sobre vendas de produtos, ou outros, feitas pelas próprias instituições de solidariedade, com mero fim lucrativo sobre vendas solidárias resultantes de trabalho alheio - trabalho alheio esse que muitas vezes é até desenvolvido voluntariamente no seio das próprias instituições, ou desenvolvido voluntariamente por quem com elas colabora.

    É face a este segundo tipo de postura que este projeto se distancia e diferencia, considerando que não devem ser retirados fundos às instituições de solidariedade que legitimamente pertencem às mesmas.

    Em coerência com este conceito, o único tipo de iniciativas em que haverá mais tarde lugar a comissões neste portal, são as criadas e dinamizadas pelo próprio portal Compra Solidária, como resultado do trabalho desenvolvido neste projeto e
    mesmo nessas iniciativas, este portal não fica com nenhuma parte do valor que iria para a instituição de solidariedade - a comissão será dada pela própria empresa ou artesão que faz a parceria. Estas iniciativas, quando existirem, estarão colocadas numa secção especial dedicada às mesmas e mesmo nessa secção estará sempre indicado qual o valor exato que reverte para a instituição. Estas iniciativas trarão assim vantagens adicionais para todas as instituições presentes, ajudando a angariar fundos adicionais para as causas, além de ajudarem a autossustentar este projeto.

    Adicionalmente, este portal também não fica com parte do valor das outras iniciativas das instituições de solidariedade, e não retém nenhuma parte do valor dos donativos às instituições - assim, sabe com toda a certeza que quando faz um donativo seja através de botões de donativos online aqui incluídos ou com base em informação que vê na Compra Solidária, esta plataforma não fica com nenhuma parte do valor do seu donativo à causa que escolher. Esta é também uma característica distintiva desta plataforma agregadora, criada com um genuíno intuito de apoio às causas.

  • Se eu tiver alguma questão relativa a um produto que encomendei devo contactar-vos?

    Poderá certamente contactar e veremos se podemos ajudar, no entanto realçamos que nesta fase o envio dos artigos é sempre feito diretamente pela própria associação, ou parceiro que a mesma tenha designado como responsável pelos envios, e não pelo portal Compra Solidária.

    Só existe uma intervenção a nível de centralização quando se trata de encomendas de produtos a múltiplas associações em simultâneo, e quando o visitante do portal assim o solicita.

  • Posso pagar online?

    Sim, existe compra online no portal, simplesmente o pagamento não é feito ao portal mas sim diretamente às instituições - cada utilizador encomenda os produtos que deseja e  após confirmação, a encomenda é paga através de vários métodos à sua escolha mediante a instituição, sejam transferência bancária, Paypal/VISA ou outros.

    O envio em si de cada encomenda é feito pelas instituições, servindo este portal centralizador para encontrar os produtos e fazer as suas encomendas de uma forma prática através do formulário, havendo um apoio e aconselhamento sempre que é necessário.

    Existem também casos em que os produtos estão à venda exclusivamente em determinadas lojas, e nesse caso, são sempre indicadas quais as formas de compra.

    Quando estiver a pagar por um produto que viu neste portal, assegure-se por favor, para segurança de que o máximo do valor indicado vai para a causa, que não é conduzido a uma plataforma externa de cariz agregador ou a um site de uma instituição em que esteja incorporada uma janela para uma plataforma externa de cariz agregador. O portal www.comprasolidaria.pt é de facto a única plataforma que agrega produtos de dezenas de instituições de solidariedade sem fins lucrativos sobre os mesmos - de uma forma transversal, no caso deste portal não há qualquer tipo de taxas sobre os produtos das instituições de solidariedade.

  • Faço/vendo ou quero passar a vender produtos em que parte das receitas reverte para uma causa. Gostaria que fossem incluídos neste site, como posso fazer?

    • Caso seja de uma organização sem fins lucrativos, poderá inscrever-se na plataforma deixando o seu contacto aqui. A inscrição é gratuita.

    • Caso seja uma empresa ou artista, escreva por favor para divulgar@comprasolidaria.pt e inclua o máximo de informações sobre aquilo que gostaria de fazer.
    Pode optar por,  com a sua iniciativa, apoiar o próprio projeto de forma a que possa ter cada vez mais impacto no apoio às instituições, pode optar por apoiar uma das instituições presentes, ou até por apoiar uma das instituições que ainda não estão no portal.

    • Caso seja um negócio social cujo impacto não seja através de uma instituição mas diretamente num dado público alvo, entre também em contacto e dê-nos a conhecer o seu projeto.

    Em qualquer um dos casos poderá também contactar através do número 91 8955646.

    Caso por algum motivo tenha urgência na resposta, por favor use sempre o contacto telefónico.

  • O que é que define os produtos que aparecem em destaque?

    Neste momento, os destaques correspondem a uma seleção de artigos das várias instituições presentes, seleção essa que toma sempre em consideração as novidades.

  • Mas gostaria que os meus produtos aparecessem ainda com mais destaque, ou até no local do banner. Como posso fazê-lo?

    Escreva para divulgar@comprasolidaria.pt ou contacte através do número 91 8955646.

  • Este site só vai estar online durante a época de Natal?

    Não, temos que ser solidários todo o ano! :) Este site tem-se mantido online ao longo de todo o ano, e o seu conteúdo está sempre em atualização, servindo como plataforma de divulgação permanente nomeadamente para os produtos, serviços e eventos solidários das várias organizações (e para as próprias causas, já que cada página do portal cumpre também a função de divulgar as instituições e os seus projetos).

  • Como surgiu este projeto?

    Este projeto foi lançado em Novembro de 2012 como uma iniciativa particular sem fins lucrativos, que surgiu simplesmente da constatação de que não existia nada do género e que seria útil para ajudar a angariar mais fundos para os projetos das instituições de solidariedade, ao divulgar numa plataforma única centenas de formas de podemos ajudar, ao fazer algo que já fazemos no dia-a-dia!

    As instituições em Portugal estão sem mãos a medir para conseguir dar resposta aos pedidos de ajuda. Precisam de mais fontes de financiamento, e estas são algumas delas, que partem apenas de uma simples escolha de cada um de nós. Uma simples escolha que pode fazer toda a diferença. Porque não optar por ajudar ao mesmo tempo que compramos? Normalmente, ajudamos uma empresa... porque não ajudar uma empresa, uma causa, e todos os que por ela são apoiados? Ao mesmo tempo... fazemos também a economia avançar.

  • Mas então.... como é que o projeto se vai sustentar?

    Este projeto foi lançado mesmo sem ter qualquer tipo de investimento externo inicial, devido a ter sido detectado que era algo que não existia, seria útil para todos, e poderia fazer toda a diferença e gerar um impacto social considerável ao dar a conhecer num local centralizado toda a diversidade de iniciativas existentes e respetivas formas de compra e adesão.

    Desde Novembro de 2012 o site tem vindo a funcionar com base num trabalho diário voluntário para dezenas de instituições do nosso país, enquanto se procura apoios para passar à fase seguinte e poder fornecer vantagens adicionais que conduzem à sustentabilidade do próprio projeto.

    Acima de tudo, o projeto necessita, antes de avançar para a sua fase de sustentabilidade, de uma reformulação na plataforma, para que seja possível apoiar mais instituições, ao transformar o site na versão inicialmente idealizada.

    Feita essa reformulação, e dado que não há quaisquer comissões, nem taxas, sobre as iniciativas existentes das associações, a sustentabilidade virá nomeadamente da publicidade efetuada aos produtos e eventos, seja via espaços especiais ou destaques, assim como através de parcerias com empresas, elaboração de campanhas de angariação de fundos e serviços associados às mesmas, de forma a contribuir para uma maior eficácia deste tipo de iniciativas para que gerem mais fundos para as causas associadas.

    Por aqui acredita-se que trabalhar com honestidade é importante, e acredita-se também que as motivações que guiam projetos no âmbito solidário, são importantes e serão tidas em conta. Caso queira entretanto contribuir para a manutenção do trabalho diário desenvolvido nesta plataforma e para o seu crescimento, poderá também apoiar este projeto fazendo um donativo de forma segura via Paypal aqui (não necessita de ter conta para fazer um donativo via Paypal).
    Poderá também escrever para geral@comprasolidaria.pt - o seu contributo irá contribuir para que seja possível continuar a desenvolver este trabalho benéfico para múltiplas instituições de solidariedade do nosso país - muito obrigada!

  • Gostaria de enviar uma sugestão sobre o site, como posso fazê-lo?

    Escreva para feedback@comprasolidaria.pt, a sua opinião será sempre tida em conta!

  • Também se divulgam eventos, serviços e outras formas de ajudar?

    Sim!  Porque está em tudo relacionado, desde o início que este site tem uma secção de divulgação de Eventos Solidários - vendas/mercados, concertos, jantares, jogos, etc. Ou seja, iniciativas em que ou a entrada reverte (seja em parte ou na totalidade) para uma causa, ou em que são vendidos produtos que revertem para uma causa. Iniciativas que contribuam, portanto, para angariar fundos. Já aqui foram divulgados mais de 740 eventos um pouco por todo o país, que reverteram para apoio a mais de 250. causas.

    Se pretende fazer divulgação de um evento de angariação de fundos para uma causa, basta preencher este formulário com as informações que tiver disponíveis.

    A partir de 2014, começou também a ser construída uma nova secção dentro deste conceito, decorrente do conhecimento da evolução que começou a acontecer na procura de sustentabilidade de cada instituição - está então aqui a ser construída também a primeira plataforma agregadora  para dar a conhecer ao público em geral uma diversidade de Serviços que estão à nossa disposição e em que ao optar por eles, estamos a contribuir para a sustentabilidade de um projeto social. Este trabalho tem sido desenvolvido com base num desafio a cada instituição e apoio personalizado a cada caso, pelo que a secção está também em constante crescimento e pode ser acedida aqui.

    Ao mesmo tempo, o portal continuou a dar passos para aquilo que foi o conceito inicial que motivou a criação deste projeto, uma plataforma que põe em contacto quem quer ajudar e quem procura ajuda, dando a conhecer de forma prática diversas formas de contribuirmos para as causas que nos são mais próximas. Pode encontrá-las sob a forma dos botões "Outras formas de ajudar" existentes na página de cada uma das instituições presentes.

  • Uma instituição que apoio não está presente neste site, porquê?

    Todos os artigos são inseridos com autorização prévia, sendo importante assegurar um canal de comunicação permanente com a instituição para que a mesma alerte da indisponibilidade de artigos, de forma a manter-se a informação neste portal atualizada, algo que é feito diariamente.

    Por isso, poderá dar-se uma de 4 situações:

    - a instituição em causa poderá estar em fase de inclusão (nesses casos pode adquirir os produtos, basta contactar);

    - a instituição poderá ter recusado a presença devido a não necessitar de mais divulgação do que a que obtém nos seus meios habituais;

    - poderá ainda não ter havido tempo para contactar a instituição;

    - ou poderá não se ter conhecimento ainda dos artigos solidários da instituição em causa.

    Mas... nada melhor do que perguntar! Envie um email para divulgar@comprasolidaria.pt e a situação em específico ser-lhe-á esclarecida, para que encontre sempre por aqui uma forma de apoiar as causas que lhe são mais próximas!

  • Sou programador(a) ou faço parte de uma empresa tecnológica e gostava de colaborar para a evolução de funcionalidades deste projeto. Estão interessados?

    Sim! Se colabora com alguma empresa tecnológica ou é freelancer no sector e gostaria de contribuir para a evolução tecnológica desta plataforma, contacte por favor através do endereço geral@comprasolidaria.pt - a versão idealizada inicialmente possui bastantes mais funcionalidades do que a atual e tem havido uma procura de parceria para essa área, de forma a poder otimizar o tempo que é necessário dedicar ao trabalho desenvolvido, conseguindo assim apoiar mais iniciativas e mais instituições, de uma forma ainda mais abrangente. Entre em contacto!

  • Não sou português e não estou a entender a tradução automática, mas queria saber mais sobre este projeto, como posso fazer?

    Basta escrever para geral@comprasolidaria.pt e terá uma resposta personalizada.

    Se clicou no menu de tradução no topo do portal, todos os conteúdos que está a ver estão a ser traduzidos de forma automática pelo tradutor do Google - pedimos desculpa por os mecanismos de tradução automática não transmitirem de forma correta todos os conteúdos - este projeto tem sido desenvolvido voluntariamente e como tal ainda não foi possível ter os recursos para uma tradução com intervenção humana, no entanto, queremos partilhar este conceito, por isso escreva e terá uma resposta!

  • Acho que este projeto não devia continuar a ser desenvolvido sem apoios e gostaria de apoiar financeiramente. Como posso fazê-lo?

    Muito Obrigada pela sua vontade de contribuir! De facto enquanto não existir a parceria procurada a nível tecnológico, o volume de trabalho envolvido na gestão de conteúdos e divulgação não permite que o projeto possa avançar para as suas vertentes de sustentabilidade.

    A manutenção e crescimento desta plataforma corresponde a um trabalho diário que tem sido desenvolvido de forma contínua voluntariamente para que não esteja em causa o apoio às instituições e a manutenção do conceito aqui criado por um bem que é de todos, mas o volume de trabalho existente exige, de forma premente, essa sustentabilidade. Neste contexto, seja com pouco ou com muito, a sua contribuição fará toda a diferença!

    Caso queira fazer um contributo para a manutenção do trabalho desenvolvido nesta plataforma e para o seu crescimento, poderá apoiar este projeto fazendo um donativo de forma segura via Paypal aqui.

    Poderá também escrever para geral@comprasolidaria.pt com a sua proposta de apoio - o seu contributo irá contribuir para que seja possível continuar a desenvolver este trabalho benéfico para múltiplas instituições de solidariedade do nosso país - Muito Obrigada!

NOTA IMPORTANTE:

Caso não utilize os formulários do portal para encomendar e contacte por outras formas a instituição ou o promotor/loja, ou siga daqui para uma outra loja online, por favor avise da sua compra aqui ou através de um rápido email enviado para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto é de uma enorme importância, já que ao não encomendar através do portal, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência e ao crescimento deste projeto - muito obrigada!
Se possível, tente enviar o seu pedido sempre através dos formulários: desse modo segue diretamente de forma imediata para a pessoa responsável, e a instituição não sofre qualquer tipo de perdas, já que no caso deste portal não se retém nenhuma taxa.
Apoie também o crescimento desta plataforma - clique aqui para saber mais