Compra Solidária - Ensaio Geral Solidário 'La Valse' & 'A Sagração da Primavera'

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade

Eventos
Ensaio Geral Solidário 'La Valse' & 'A Sagração da Primavera'

No dia 8 de Novembro, a Companhia Nacional de Bailado fará um ensaio geral solidário, no Teatro Camões, em Lisboa, que irá reverter para cinco instituições sociais, entre as quais, a Médicos do Mundo.

Este espectáculo terá como programas "La Valse", uma curta metragem do realizador João Botelho e coreografia de Paulo Ribeiro e "A Sagração da Primavera", com coreografia de Vaslav Nijinsky e música de Igor Stravinski.


  • Sobre “La Valse” (Curta-metragem)

• João Botelho Realização • Paulo Ribeiro Coreografia
• Maurice Ravel Música
• Ar de Filmes Produção
• Artistas da Companhia Nacional de Bailado Interpretação
Figurinos executados no atelier da CNB

Foi intenção de Maurice Ravel, cerca de 1906, compor para orquestra um tributo à valsa e a Johann Strauss II. Pretendia que fosse uma obra romântica, que intitulou La Valse, un poème chorégraphique, e sobre a qual escreveu ser “uma espécie de apoteose da valsa vienense mesclando-se na minha cabeça com a ideia de turbilhão fantástico do destino.” Acontece porém que Ravel acaba por se alistar no exército e interrompe a sua criação musical.

Só em 1919, após o final da 1.ª GuerraMundial, retoma a ideia, em resposta a uma encomenda de Sergei Diaghilev, para os Ballets Russes. Ravel refaz integralmente a conceção inicial. Influenciado pela experiência da guerra, o romantismo perde dominância e o ritmo da valsa deriva frequentemente para o caos, numa metáfora à Europa de então. A estreia acabou por acontecer em dezembro de 1920, sem que Diaghilev a tivesse utilizado, por a ter considerado “não como um ballet, mas como um retrato de um bailado.” George Balanchine viria a coreografar a composição de Ravel, cerca de trinta anos mais tarde. Quando os laços da Europa são repetidamente equacionados, a CNB desafia um coreógrafo e um realizador a explorarem a composição de Ravel e a conceberem um olhar cinematográfico sobre o movimento dos corpos.

 

  • Sobre “A Sagração da Primavera”

• Vaslav Nijinski Coreografia (Reconstrução coreográfica Milicent Hodson) • Igor Stravinski Música
• Igor Stravinski/and Nicolas Roerich Argumento
• Nicolas Roerich Cenografia e Figurinos
(Reconstrução cenográfica e Figurinos Kenneth Archer)
• El Duplo Desenho de luz
• Artistas da Companhia Nacional de Bailado Interpretação

Figurinos executados no atelier da CNB

A estreia de A Sagração da Primavera, a 29 de maio de 1913, provocou um enorme escândalo remetendo esta obra ao esquecimento, ao mesmo tempo que viria a tornar-se num marco da história da dança. Em 1987, e após anos de pesquisa, Milicent Hodson e Keneth Archer, estreiam no Jofrey Ballet a reconstrução desta obra que se encontrava praticamente perdida e, em 1994, a mesma passa a fazer parte do repertório da CNB.

Uma das grandes referências da dança do início do século XX volta a ser dançada pela Companhia Nacional de Bailado nesta temporada.



Cada bilhete terá um custo mínimo de 12 euros, os quais revertem, na totalidade, para as instituições apoiadas. O valor mencionado é mínimo, sendo que todos os que estiverem interessados em doar um montante maior, poderão fazê-lo. A Médicos do Mundo tem 200 bilhetes para vender, e o valor dos mesmos será usado nos projectos de apoio à população idosa mais vulnerável que estão a decorrer.

Os bilhetes deste ensaio geral solidário podem ser adquiridos contactando a Médicos do Mundo través dos seguintes contactos: 213 619 526 ou mail para doadores@medicosdomundo.pt. Obterá um recibo de donativo.
Data: 08 de Novembro de 2018
Horário: 21h
Local: Teatro Camões, LISBOA
Preço: Donativo mínimo de 12 €
Organizador: Companhia Nacional de Bailado
Causa(s) apoiada(s): 5 instituições sociais
Sobre a Causa Apoiada:
A Médicos do Mundo (MdM) é uma Organização Não Governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, filiação partidária ou religiosa, que faz parte de uma Rede Internacional com 15 delegações.

O trabalho da Associação assentano direito fundamental de todos os seres humanos a terem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia, raça ou possibilidades económicas.

Em pleno século XXI, um número assinalável de pessoas, tanto em Portugal como no estrangeiro, não tem esse direito assegurado. É para colmatar essa lacuna que a MdM actua.

A Delegação Portuguesa presente em Portugal desde 1999, sob o lema “Lutamos contra todas as doenças até mesmo a injustiça…”, promove o acesso gratuito a cuidados de saúde à população vulnerável.

Veja aqui outras formas de apoiar o trabalho da Associação Médicos do Mundo.

SIGA NO FACEBOOK:
SIGA NO TWITTER:
Ofertas em destaque

Leia por favor:

Utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos. Cada formulário foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso e o envio é feito por uma ligação encriptada: os seus dados estão seguros. O pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta que recebe via email de cada entidade, podendo ser, dependendo dos casos e dependendo da escolha que fizer da sua parte, por transferência bancária, envio à cobrança, pagamento no local, ou Paypal, direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário. Os seus pedidos aqui seguem diretamente para a pessoa responsável e sem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal não se retém nenhuma parte do valor.
Há 4 casos em que a pedido das instituições é dado um apoio adicional às encomendas por parte da Compra Solidária, sendo dada a resposta inicial desta parte. Também nesses casos, no caso deste portal, não é retida nenhuma parte do valor.
Caso, por algum motivo, não utilize os formulários do portal para encomendar e contacte por outras formas a instituição ou o promotor/loja, ou siga daqui para uma outra loja online, por favor avise da sua compra aqui ou através de um rápido email enviado para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto, é de uma enorme importância, já que ao não encomendar através do portal, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência e ao crescimento deste projeto - muito obrigada!
Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Secure Sockets Layer
Certificado SSL
Site Seguro