O
Centro Social Paroquial S. Nicolau é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989. Trata-se de um Centro Comunitário que funciona em Regime de Porta Aberta e que se destina a intervir junto da população do Centro Histórico do Porto.
Paralelamente, como é uma das instituições integradas na Estratégia Nacional de Apoio à Pessoa Sem Abrigo, presta também apoio a esta população mais vulnerável.
De entre as diversas valências e atividades dinamizadas na Instituição salientam-se o
Centro de Apoio ao Estudo, os
Programas de Férias Letivas, o
Atendimento Social à
população residente no centro histórico e à população sem-abrigo, o
Centro de distribuição
de géneros alimentares, as
Consultas de Psicologia e Intervenção Psicossocial e ainda o
Clube de Emprego.
Para além destas abordagens mais típicas, a Instituição tem uma metodologia de trabalho
com grupos de desenvolvimento pessoal e social cujo objetivo é dotar os seus elementos
de competências diversas que os tornem socialmente mais integrados e emocionalmente
mais estáveis. Os produtos comercializados neste site são resultado do trabalho
desenvolvido com estes grupos, procurando ir ao encontro das suas competências e
interesses. Ao concretizarem os seus trabalhos os elementos destes grupos não só
fortalecem laços de pertença, como passam a acreditar mais nas suas potencialidades,
aumentando a sua auto-estima. O retorno económico da venda dos trabalhos é investido
em formação e na concretização de objectivos grupais e é a única forma de financiarem a
concretização das suas atividades. São, portanto, grupos auto-sustentáveis e esta vertente é também pedagógica e motivante para os grupos.
Fazem parte desta dinâmica do Centro Social Paroquial de S. Nicolau:
- Grupo Jovens Veteranos: grupo com uma média de idades de 75 anos, e que tem como objetivo primordial fortalecer as redes de socialização. Pretende reativar e mesmo criar novas redes de vizinhança, implementar relações interpessoais, para contrariar, sobretudo, o isolamento social.
-
Grupo 7 Ofícios: grupo composto exclusivamente por elementos do sexo feminino, maioritariamente por pessoas na faixa etária entre os 60 e os 70 anos, em situação de desemprego de longa duração, ou já em situação de reforma. São pessoas afastadas há muito tempo do mercado de trabalho, com baixa escolaridade, baixa autonomia e com dificuldades ao nível da capacidade de iniciativa e de reformulação da vida pessoal.
-
Grupo Mãos à Obra: o grupo é composto exclusivamente por elementos do sexo masculino, e com percursos de vida marcados por situação de sem-abrigo ou grande desestruturação social. O objetivo principal deste grupo incide no reforço da inclusão social e da participação, minimizando a discriminação e o isolamento, num grupo marcado já por fragilidades diversificadas.
-
Grupo de Jovens: destina-se a jovens com idade superior ou igual a 16 anos, preferencialmente do Centro Histórico do Porto, e tem como objetivo a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de atividades diversas na área da cultura, formação e sensibilização, workshops, visitas, etc
-
Grupo de Voluntários de Proximidade: grupo formado por voluntários que tem como objetivo aumentar o suporte no domicílio e ativar respostas de apoio solidário, contribuindo para a redução do isolamento e para a melhoria da qualidade de vida dos membros da comunidade. Intervêm através de acções como acompanhamento a consultas médicas, ajudas técnicas (pichelaria, electividade, carpintaria, etc…), apoio em necessidades domiciliárias, apoio em diligências externas (bancos, correios, etc)
- Centro de Apoio ao Estudo: tem como principal objetivo contribuir para o sucesso escolar das crianças e jovens entre o 1º e o 9º ano de escolaridade. Contempla igualmente uma componente de carácter lúdico e pedagógico, na qual são trabalhadas diversas competências através de dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos, debates, trabalhos manuais, informática e visitas culturais. Desta forma pretende-se contribuir para a formação artística e cultural, de forma a complementar o desenvolvimento do indivíduo.
|