|
|
Login |
Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causaDesde 2012, o agregador de formas de fazer a diferença... com simples escolhas!Este portal não retém taxas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade. |
EXPLORAR AS CATEGORIAS Basta usar a listagem de CATEGORIAS, a que pode aceder através do menu da Compra Solidária, abrir cada uma e navegar pelas várias páginas de sugestões - dessa forma, garante que verá todo o conteúdo que o portal contém a cada momento (note que este site está sempre em atualização). Esta é também a forma de navegação no site que lhe permite aceder facilmente aos Especiais, assim como ao Catálogo de sugestões adicionais, que encontra no final das categorias do site. |
PROCURAR POR ALGO ESPECÍFICO Basta usar a caixa de pesquisa que encontra no menu do site, para procurar por exemplo por uma dada associação / organização que queira apoiar, ou para procurar por produto (experimente usar o singular e o plural!). Quer filtrar de outras formas? Use a Pesquisa por Preço ou até a Pesquisa Avançada para combinar mais do que um filtro. Ao clicar no logotipo de uma instituição (seja na navegação por categorias, ou nos resultados de pesquisa), será direccionado(a) para a página da mesma no portal, onde poderá ver várias formas de apoiar a sua missão. |
CONTACTAR PARA MAIS SUGESTÕES, ACONSELHAMENTO PERSONALIZADO, OU ATÉ CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS Se não encontrar o que procura numa primeira pesquisa, basta contactar! Há mais sugestões que podem ser dadas, quer de produtos quer de serviços solidários que estão em fase de inclusão, ou podem até ser criados novos produtos / diferentes do que vê, sob encomenda. Contacte através do email geral@comprasolidaria.pt ou do número 91 895 56 46 e indique por favor o que procura. |
Basta ver a informação que está na página do produto que pretende (zona "Como comprar" / aba "Contactar") e preencher o formulário que aí encontra - seja para encomendar, pedir orçamentos, colocar questões, ou contactar para qualquer outro assunto.
Se tiver algum problema no preenchimento use os contactos 91 895 56 46 e/ou geral@comprasolidaria.pt
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva, é também nessa mesma zona que terá acesso às informações sobre quais as formas de compra.
Este site não é apenas para compras online precisamente para que as opções cheguem também a quem quer comprar de formas diferentes, por isso, vai aqui encontrar muitas opções!
Este é um site agregador de escolhas solidárias e a nível dos produtos, os mesmos podem ser encomendados online (corresponde apenas ao envio de uma mensagem) e depois pagos por métodos mais tradicionais se assim o desejar da sua parte, sem ser online (mais informação sobre os métodos de pagamento, abaixo).
Além dessa opção, se deseja comprar presencialmente, tem também disponíveis as opções de levantamento presencial na grande maioria dos formulários de encomenda (em diferentes pontos do país consoante os produtos, com predominância para os distritos de Lisboa, Porto e Coimbra - e também de compra em lojas noutros locais do país do caso de produtos que têm essa opção.
Quanto a loja agregadora do próprio site...: atualmente, o portal é apenas online dado ser um projeto que tem sido desenvolvido voluntariamente. Se tiver interesse no conceito - por favor entre em contacto! Há tanto mais que poderá ser feito mas são necessários apoios e pessoas e empresas que queiram colaborar - muito obrigada pelo seu interesse!
É sempre no formulário (zona "Como comprar" / aba "Contactar" da página de detalhes de produto que verá as opções.
Uma grande maioria das instituições, proporcionam as opções de envio pelo
correio ou levantamento nas suas instalações. Há algumas que só fazem envios, e há algumas que só possibilitam levantamento, noutras depende do tipo de produtos.
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva, muitas vezes encontrará locais de venda em vários pontos do país.
Basta sempre ver a informação na zona "Como comprar" em cada produto em que tenha interesse!
Se forem do mesmo vendedor, não só pode, como é sempre a melhor opção, nomeadamente para poupar portes nos casos em que seleccione a opção de envio! :)
Se no caso do produto que estiver a encomendar, existir a possibilidade de acrescentar
mais produtos ao pedido (e na maioria dos casos, existe), verá essa indicação no formulário, assim como
um link para ver quais os que pode acrescentar.
Na versão atual do site, não existe a funcionalidade de clicar para automaticamente adicionar mais produtos ao pedido, mas: bastará escrever o que deseja!
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva (os que não podem ser encomendados por mensagem), depende dos casos: por vezes o parceiro da instituição cria um produto solidário, por vezes cria vários que pode encomendar em conjunto. Mas basta sempre usar o formulário para saber qual a situação.
O portal comprasolidaria.pt tem sido desenvolvido voluntariamente e os recursos que seriam necessários para, além de manter tudo o que está relacionado com o site (exemplos do trabalho desenvolvido aqui), adicionalmente tratar também de questões logísticas de dezenas de vendedores, não se tornariam viáveis neste contexto, pelo que essa centralização, não se torna possível pelo menos neste contexto.
No entanto, de forma a reduzir os portes de envio face a valores de tabela, o portal estabeleceu parcerias com transportadoras (essas parcerias com valores otimizados estão acessíveis para cada instituição que queira recorrer às mesmas).
Pode também escolher produtos de instituições na mesma cidade e optar pelo levantamento presencial. Continuarão a ser feitos mais esforços assim como tem acontecido ao longo do tempo para optimizar as recolhas em encomendas múltiplas em simultâneo, contando com o apoio de empresas que queiram colaborar nesta vertente.
Os prazos também variam de caso para caso, mas basta indicar no seu pedido quando precisa de receber. Algumas instituições divulgam os seus prazos (como habitualmente, será no formulário que encontra essa informação), outras, preferem responder caso a caso, dado que os seus prazos variam tanto consoante os produtos como consoante as épocas, pelo que a melhor opção, é sempre colocar na mensagem que envia qual o prazo máximo em que precisa de receber, de forma a receber uma resposta em concordância. Não há risco: estará só a enviar uma mensagem, e se não for viável para a instituição enviar no prazo que necessita, basta avisar que não quer avançar.
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva, aplicam-se os prazos do vendedor em causa.
O seu pedido segue direto e de forma imediata,
para a pessoa responsável por lhe responder, poupando tempo.
Recebe uma cópia do mesmo de forma automática, e posteriormente, geralmente no prazo de algumas horas (em dias úteis), a resposta correspondente ao que tenha enviado, ou seja, dependendo dos casos: a confirmação de
disponibilidade do(s) produto(s) que quer junto com os dados para pagamento;
ou, caso tenha seleccionado levantamento num local físico, a indicação do horário e data em que pode levantar a sua encomenda; ou a resposta a um pedido de informações diverso
ou de orçamento.
Se eventualmente não visualizar a sua resposta, por favor verifique sempre a sua caixa
de spam.
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva, o formulário serve apenas para lhe dar mais informações sobre como comprar - se for esse o caso, verá na página que geralmente bastará preencher
a quantidade do que deseja e ao clicar irá visualizar as informações correspondentes.
Tudo no portal
está configurado caso a caso, com informação específica em cada página relativa a cada iniciativa, para que receba, sempre, informação em concordância.
Se se tratar de uma encomenda por mensagem, o que corresponde à maioria das situações, atualmente não:
poderá mudar de futuro, mas neste momento, e de forma confirmada via inquérito em 2025, uma grande maioria das instituições aqui agregadas não tem procedimentos que permitam o pagamento automático de uma forma que permitisse a manutenção da variedade de produtos que atualmente vê aqui divulgada. Isto significa que mesmo numa nova versão do site, de momento essa possibilidade ainda não poderia ser implementada: a melhor opção neste contexto, é aguardar por favor pela resposta personalizada que irá receber. Se tiver muita urgência e não puder aguardar pelo email de resposta, logo após o envio da sua mensagem pelo site irá receber um email automático com a indicação de um contacto telefónico que pode usar em horário laboral. Se tiver dúvidas antes de efetuar a encomenda, pode sempre usar o número 91 895 56 46 (disponível todos os dias até às 20h, nos meses de Outubro a Dezembro incluíndo ao fim de semana).
Nos casos dos produtos não vendidos pelas instituições, com formas de venda exclusiva (que estão devidamente identificados), aplicam-se os métodos do vendedor em causa..
Neste momento já irá adivinhar a resposta - depende caso a caso :)
Os métodos são-lhe disponibilizados como opções na resposta que recebe: a maioria das instituições no nosso país opta por disponibilizar pagamento ou via transferência bancária (que
poderá fazer ou online, ou numa caixa multibanco, como preferir), ou pagamento em presença, nos casos em que opta por levantamento da encomenda na sua sede. Mas cada vez mais, há várias instituições que também estão a disponibilizar, como formas adicionais a essas, o pagamento via MBWAY (mais de metade das presentes no portal) e algumas via referência multibanco.
Além desses métodos: em alguns casos, é possível pagar adicionalmente de outras formas, por exemplo via Paypal ou via links de empresas de pagamentos online.
Nos casos de produtos com formas de venda exclusiva (que muitas vezes são produtos vendidos por empresas parceiras das instituições), os métodos de pagamento são os dos parceiros. E por vezes esses produtos podem ser comprados em lojas um pouco por todo o país! Verá sempre essa informação em cada caso.
Na verdade, há... por favor faça sempre um contacto primeiro pelo portal (idealmente, diretamente pelo formulário na própria página, ou se não puder, por email para geral@comprasolidaria.pt, ou contacto via 91 895 5646), mesmo que por algum motivo de grande urgência decida ligar para a instituição logo de seguida.
O motivo: resulte ou não numa encomenda (mesmo que seja só um pedido de orçamento, ou alguma questão sobre prazos, ou até outro tipo de apoios que não compras), só o facto de que, após ver algo neste site centralizador, decidiu fazer um contacto, é essencial para este site poder contabilizar - a continuidade do mesmo, depende (completamente) dessa questão.
Mas é simples e sem desvantagens: basta de facto enviar primeiro uma mensagem pelo site, e depois, ou aguardar pela resposta que irá receber (a sua mensagem seguiu direta para a pessoa responsável na instituição), ou, se tiver mesmo muita urgência: recebe em segundos um email de cópia do seu pedido com a indicação do contacto telefónico desse caso específico, e dessa forma, o site recebe a tão essencial notificação do seu contacto ao mesmo tempo que da sua parte consegue também o seu objetivo :)
Se não puder fazer dessa forma por algum motivo - ligue para o portal: 91 895 56 46 - muito provavelmente até será possível esclarecer a sua dúvida e esse contacto vai permitir o necessário registo estatístico - muito obrigada!
Pode ser por mais do que um motivo, mas geralmente é mesmo apenas um "ainda": o portal comprasolidaria.pt tem sido desenvolvido voluntariamente e nunca recebeu apoios que permitissem fazer mais do que aquele que é o trabalho diário associado a manter toda a plataforma atual - à medida das possibilidades, vão ser incluídas novas instituições. Trata-se de algo que teve necessariamente que ter uma pausa, devido a tudo o que está envolvido na manutenção do que já existe, mas, neste momento, é um trabalho que foi retomado e está a ser feito aos fins de semana e noites sempre que possível após assegurar a manutenção da plataforma atual. Dependendo dos casos, e também que quão completa ou incompleta, e do quão compilada ou dispersa está a informação, assim como de quantos contactos e iterações estão envolvidas, a inclusão de uma nova instituição corresponde a um trabalho que pode demorar entre algumas horas, a múltiplos dias (na verdade, corresponde como que à criação de um mini-site para servir como montra para cada instituição). Depois da inclusão, a manutenção ao longo do ano, dependendo dos casos, é algo que varia muito em termos de tempo alocado. Tudo isto: no contexto da plataforma atual, na nova será diferente. Neste contexto: em alguns casos, o facto de ainda não estarem é por ainda não ter havido tempo da parte do portal (estes casos, ficarão online muito em breve); em muitas, é porque ainda não foi recebida a informação completa necessária para divulgação online e para inclusão nas categorias do site. E há alguns casos, em que indicaram que só querem divulgar ao seu próprio público.
Acima de tudo: para que o portal possa incluir mais instituições e fazer mais do que tudo o que é feito atualmente, é preciso que o mesmo receba apoios (tanto para poder concluir a nova versão da plataforma - que vai facilitar de forma considerável esta componente - como também para poder ter mais pessoas a colaborar). Sejam esses apoios o pagamento de serviços, ou patrocínios.
Para isso acontecer - a resposta à questão anterior é mesmo fundamental, mais do que possa imaginar: por favor use sempre o site para fazer qualquer tipo de contacto acerca de algo que aqui veja - essa será a única forma dos vários públicos envolvidos (quer instituições, quer potenciais apoiantes a nível de patrocínios/financiamento) poderem conhecer o impacto do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de todos estes anos, junto com as escolhas de cada um de vós!
Se no passado contactou as instituições de outras formas sem usar o site: por favor envie um email para geral@comprasolidaria.pt e dê a conhecer quais as causas que apoiou depois de ter visto algo neste site agregador, esse gesto de minutos apenas, fará uma diferença fundamental, muito obrigada!
E se faz parte de uma empresa ou entidade que gostaria de apoiar esta plataforma para que seja possível fazer mais: entre em contacto, muito obrigada pelo seu interesse!
Vencedor Nacional World Summit Awards
|
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
|
![]()
|
|