Compra Solidária - Presentes Solidários para Natal, Aniversários, Casamentos,...

Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causa

Desde 2012, o agregador de formas de fazer a diferença... com simples escolhas!
Este portal não retém taxas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade.
Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido na plataforma www.comprasolidaria.pt

Se está interessado(a) em conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo portal Compra Solidária, seja para apoiar diretamente com um donativo, ou de outras formas, veja aqui algumas das tarefas que são desenvolvidas regularmente (para além dos ajustes técnicos na plataforma em si).

O que está nesta página corresponde não a todo o tipo de tarefas que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, mas sim apenas aos exemplos daquelas que têm sido desenvolvidas de forma mais regular.
Idealmente, o que vê abaixo corresponderia a um full-time e em horário laboral de toda uma equipa, o que não corresponde à realidade e que significa que sendo este trabalho desenvolvido na sua totalidade voluntariamente, o seu apoio a esta plataforma de qualquer uma das formas que encontra aqui que permitam dedicar mais tempo ao projeto, é de enorme importância para ser possível desenvolver este trabalho e todas as outras ideias que poderiam ser implementadas com mais tempo e recursos.

Não é do conhecimento da grande maioria já que tem existido sempre uma percepção (não real) que este trabalho é apoiado, mas a realidade é que, além de não o ser (a plataforma não tem nenhum tipo de financiamento que seria essencial, sendo assente apenas em dedicação e vontade), por exemplo, e além do trabalho desenvolvido ao longo do ano todos os anos, adicionalmente, nos 3 últimos meses do ano, e todos os anos desde 2012, a dedicação associada a esta plataforma implica um compromisso a tempo inteiro às tarefas associadas à plataforma, 7 dias por semana, sendo que essa necessidade de compromisso tem vindo a aumentar ao longo dos anos tanto a nível de número de horas como de duração, estendendo-se atualmente aos 4 últimos meses. Também ao longo do ano fora dessa época, em épocas dos vários especiais sazonais ou em épocas em que é necessária a inclusão de novas instituições de solidariedade, a dedicação é a tempo inteiro devido ao volume de tarefas envolvido. Não por ser possível nem viável que assim o seja (já há muitos anos que não o é): mas apenas e só pela percepção do impacto do trabalho que faz não querer desistir. Neste contexto, de um trabalho cujo volume já há muito ultrapassou o que é possível em moldes voluntários, o seu apoio é fundamental.
Muito Obrigada por estar a considerar contribuir!


Exemplos do trabalho desenvolvido:

  • Junto de quem utiliza o portal seja para encomendar ou apoiar causas de outra forma:

  • Se está a ler esta página, provavelmente enquadra-se neste caso. Sendo um objetivo deste projeto contribuir para que mais pessoas (e em cada vez mais ocasiões) adiram a estas iniciativas 2 em 1 e se torne o apoio a boas causas num hábito do dia a dia, o apoio aos utilizadores do portal é de extrema importância - por isso, nunca hesite em contactar, o seu contacto sendo uma demonstração da utilidade da existência desta plataforma, é um fator fundamental na motivação para a continuidade do mesma para além de que é sempre uma fonte de feedback e muitas vezes já contribuiu para ajustes e decisões face ao desenvolvimento do projeto - poderá contar com o seguinte:
      Apoio pré-escolha (via telefone, e-mail, messenger), incluíndo:
    • esclarecimento de dúvidas acerca de processos,
    • aconselhamento na escolha de lembranças, seja porque não está a encontrar algo ao navegar pelo site e gostaria de saber se existe, ou para encomendas em quantidade,
    • apoio na criação de novas lembranças à medida para encomendas em quantidade seja de empresas ou outras entidades (lembranças solidárias para oferecer a colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros), ou para alguém que vai organizar por exemplo um evento e quer oferecer lembranças solidárias,
    • apoio na colocação da encomenda em casos em que seja necessário,
    • apoio para encontrar alternativas de serviços com impacto social (espaços para alugar e outros),
    • entre outros tipos de apoio variados, incluíndo na responsabilidade social corporativa.
      Apoio pós-encomenda:
    • algum tipo de agilização que seja necessária após a encomenda,
    • registo de feedback de satisfação (quer espontâneo, quer via sondagens).


  • Junto das Organizações apoiadas (este trabalho é muito variável consoante cada caso, dado que em alguns casos não se aplicam alguns destes pontos):
    • Apoio na adaptação de conteúdos para divulgação online em formato de loja, incluíndo aconselhamento face a informação adicional necessária para divulgação online, completar informações recebidas sempre que seja possível, redimensionar e ajustar fotos (peso, fundo, etc) nos casos em que não haja possibilidade por parte de nenhum colaborador na instituição de as enviar no formato necessário, entre outras tarefas, mediante disponibilidade. Em muitas instituições de solidariedade do nosso país fazem-se peças que merecem mais visibilidade e no entanto não costumam ser divulgadas online. Uma parte do trabalho junto de várias das instituições ao longo dos anos tem também sido esse desafio a darem a conhecer no meio online, e com as informações necessárias neste meio, o que fazem,
    • Aconselhamento a nível de tipos de produtos,
    • Desafio à tangibilização de mais iniciativas que possam apoiar a angariação de fundos para a causa,
    • Aconselhamento diverso para que possa haver mais adesão a estas iniciativas,
    • Ideias para novos produtos, e novas utilizações e adaptações de produtos existentes,
    • Inclusão de todos os conteúdos em backoffice / criação das páginas de cada produto/serviço,
    • Criação manual das páginas de cada instituição (que funcionam como mini-sites que reúnem diversas formas de apoiar cada causa) e também das páginas relativas a outras formas de ajudar,
    • Atualização de todo o conteúdo da plataforma - após a inclusão inicial, cada organização fica responsável por avisar sempre de quaisquer atualizações que existam - toda a atualização em backoffice é feita da parte da Compra Solidária (tecnologicamente, a plataforma na versão atual não tem login multi-utilizador), o que significa que o trabalho de manutenção deste projeto, tem correspondido desde 2012 à criação e posterior gestão simultânea de dezenas de 'mini-sites' ao longo do ano, de forma a que o site possa continuar a existir até ao momento em que seja possível a reestruturação tecnológica,
    • Criação de formulários personalizados e interativos de encomenda ou pedido de informações que enviam os pedidos diretamente para as pessoas responsáveis em cada caso, com emails automáticos personalizados e mensagens de confirmação também personalizadas,
    • Pesquisa e inclusão de informação sobre eventos solidários a decorrer no nosso país, mediante disponibilidade.


  • Divulgação
    • Mediante disponibilidade, criação pontual de material de divulgação em diversos formatos e contactos com diversos meios com solicitação de divulgação desta plataforma agregadora (ao longo do tempo em anos anteriores, nomeadamente: spots de TV, divulgação na rádio, em jornais e revistas, em transportes públicos, em websites via banners, entre outros),
    • Gestão das redes sociais - corresponde a um trabalho regular de criação de imagens, criação de textos, stories, criação pontual de reels e apoio a quem contacta via redes sociais/messenger,
    • Criação de especiais em diversas épocas do ano, nomeadamente S.Valentim, Dia do Pai, Dia da Mãe, Páscoa, Dia da Criança, Regresso às Aulas (estes especiais, devido ao que está implicado a nível de atualizações para construção da página e posterior divulgação, implicam geralmente uma dedicação a tempo inteiro nos dias que rodeiam a sua publicação (apenas a esta componente, ou seja, fora o restante trabalho da plataforma, acima referido) - e no caso do Natal, uma dedicação a tempo inteiro nos 3 a 4 últimos meses do ano),
    • Verificação, recolha e compilação anual das campanhas de consignação de IRS das várias instituições para divulgação centralizada assim como atualização na página de cada instituição,
    • Mediante disponibilidade (e possibilidade de pagamento do software), selecção de conteúdos para newsletter, criação de newsletter (textos, imagens e organização) e envio da mesma.

Se deseja apoiar, para que este trabalho possa continuar a ser desenvolvido e possam também ser implementadas outras ideias, assim como para que possa ser continuada a reformulação tecnológica da plataforma (que não é um site simples), assim como possam ser apoiadas mais instituições, veja por favor aqui. Muito obrigada pela sua atenção!




Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Security Seal
Chat no WhatsApp