Compra Solidária - Escolhas com Impacto Social - Presentes Solidários e outras formas de ajudar

Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causa

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade

A Associação Apadrinha uma Oliveira é uma associação portuguesa, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a recuperação das oliveiras, o desenvolvimento e recuperação do património natural local e a criação de emprego. É um projeto com impacto social e objetivos de sustentabilidade que atua na região de Abrantes.
O projeto nasceu em junho de 2023, "irmão" de um projeto espanhol com o mesmo nome, que existe há 9 anos e que já recuperou mais de 15 mil árvores.

Património e cultura

Abrantes é uma região de Portugal de referência no sector do azeite e com um património cultural e natural rico. Desde os romanos até hoje, que as oliveiras fazem parte desta paisagem. Muitas das que se encontram nesta região têm entre 500 e mil anos e são consideradas património cultural (é aqui que se encontra o Mouchão, a oliveira mais antiga da Península Ibérica, com 3350 anos).

Recuperação de olival

O grande inimigo destas oliveiras sobreviventes centenárias, para além das pragas e das secas, é o abandono, com o consequente aparecimento de ramos que crescem a partir da base do tronco, roubando os recursos que a árvore deveria utilizar para si e para o seu fruto, a azeitona.
Existem na região cerca de 2 mil hectares de olivais abandonados. O seu apoio vai permitir recuperar e fazer a manutenção de oliveiras centenárias e milenares abandonadas, preservando a biodiversidade ao mesmo tempo que previne a propagação de incêndios na região de Abrantes - o clima e as particularidades deste terreno são mais propícios à ocorrência de incêndios, mas quando a Associação recupera uma oliveira, o mato é limpo e a manutenção faz com que em cada olival recuperado haja menos material combustível.
Para além disso, estará a contribuir para uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos, reduzindo a pegada carbónica: a proteção dos olivais antigos ajuda na mitigação de dióxido de carbono na atmosfera mais do que a plantação de novos exemplares, que podem demorar até 15 anos a começar a mitigar o CO2.

Projeto social

Após 30 anos de atividade da central do Pego, agora encerrada, é preciso valorizar os recursos endógenos do território, para que seja possível uma transição justa para uma economia sustentável e circular. O foco são os 2 mil hectares de olivais abandonados e a reconversão profissional de trabalhadores locais, ajudando a gerar emprego.



Clique abaixo para ver como apadrinhar:




Contamos com a sua partilha?


Nota importante:

O formulário de encomenda ou pedido de informações pode ser encontrado em todos os produtos (e serviços) abaixo da barra vermelha "Como comprar / reservar" (ou clicando na aba "CONTACTAR" que encontra em todos logo abaixo da 1ª fotografia). Se não conseguir visualizar o formulário por favor tente outro navegador web ou contacte via geral@comprasolidaria.pt / 918955646. Quando utilizar este site para encontrar algo, utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos ou para qualquer tipo de contacto inicial. Caso não utilize os formulários deste site e contacte de outra forma a instituição ou o promotor, ou, siga daqui para outra loja online, por favor avise que fez ou uma compra, ou um contacto, de uma de 2 formas, ou aqui (verá que pode até fazê-lo de forma anónima se desejar), ou através de um rápido email para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto caso não use o formulário, é de uma enorme importância, já que quando usa este site seja para conhecer ou para encontrar algo, mas não envia os seus pedidos através do mesmo, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência deste projeto - por favor tenha esta questão em conta, muito obrigada!
O ideal, mais prático, e sem desvantagens, é sempre a utilização dos formulários que encontra em cada página: cada um foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso (ou mostrar automaticamente a informação necessária), o envio é feito por uma ligação encriptada e segura e pode escolher se assim o quiser enviar apenas uma mensagem / pedido de informações. Se estiver a fazer uma encomenda, o pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta personalizada que recebe via email de cada entidade, podendo ser por transferência bancária (possível na grande maioria dos casos), ou adicionalmente MBWAY (se a instituição tiver conta), envio à cobrança, pagamento no local, ou Paypal, sempre direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário nem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal, não se retém nenhuma parte do valor.
Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Security Seal
Chat no WhatsApp