A
APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma associação sem fins lucrativos, que se rege pela
integração de jovens adultos com a Síndrome de Asperger, uma perturbação do espetro do autismo, na sociedade.
Registada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), nasceu a 7 de novembro de 2003.
Tem como objetivo promover a sensibilização e a divulgação da Síndrome de Asperger (SA) junto da sociedade em geral, aumentando a literacia em SA, de modo a contribuir para um maior conhecimento, melhor compreensão e inclusão da pessoa com SA.
Missão
Promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger, favorecendo as condições e capacitando para uma vida autónoma e digna.
Visão
Ter uma sociedade integrante da diferença e em que as pessoas com Síndrome de Asperger tenham igualdade de oportunidades e se sintam aceites, respeitadas e realizadas.
Para a concretização da sua missão de apoiar e integrar jovens e adultos com SA, promove o projeto
Casa Grande: um espaço único e inovador que se destina a jovens e adultos com Síndrome de Asperger (SA) e proporciona o treino de competências sociais, a sua autonomia funcional e comunitária, bem como experiências em contexto social e comunitário, mediadas por técnicos especializados.
A APSA desenvolve também um
Centro de Recursos, o
CRApsa para apoio, encaminhamento e intervenção, especializado na Síndrome de Asperger. São de destacar os seguintes programas e atividades – Escutar & Orientar, Projeto Gaivota, Serviço Social, Tempo de Pais, CAMP’Apsa, Ciclos de Encontros e Seminários, Intervenção Sistémica Familiar, Apoio Jurídico, Reuniões de Pais, Tradução de Livros.
O Caminho do Futuro é o lema da Casa Grande. O seu propósito é capacitar jovens adultos para a vida ativa, através do seu Programa Empregabilidade. Conta atualmente com uma rede de empresas receptivas que integram os seus jovens. São elas a Accenture, o Santander, a REN, a Recolte, a Camara Municipal de Oeiras, a Junta de Freguesia de Benfica, a Fujitsu, o Hospital da Luz, a CUF, o Hospital Beatriz Ângelo, a Sonae Sierra, o El Corte Inglês, entre muitas mais que hão de pertencer a esta rede.