Compra Solidária - Escolhas com Impacto Social - Presentes Solidários e outras formas de ajudar

Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causa

Desde 2012, o agregador de formas de fazer a diferença... com simples escolhas!
Este portal não retém taxas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade.

A Assistência Paroquial de Santos-O-Velho é uma instituição particular de solidariedade social de apoio à família e à população mais necessitada, implantada na freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, desde 1932.
Com mais de 80 anos de experiência, a Assistência defende como princípios o respeito pela dignidade da pessoa humana e o espírito comunitário, para que a população e os seus grupos possam promover-se e valorizar-se, incentivando a solidariedade e partilha cristã.
Nesta página, encontra várias formas de apoiar o trabalho desta instituição.

FOI ASSIM QUE COMEÇOU …..

A instituição foi fundada por um grupo de paroquianos que sentiu a necessidade de ajudar a resolver os problemas dos habitantes do bairro da Madragoa, que viviam essencialmente da pesca, sendo que a grande maioria passava por dificuldades financeiras, o que originava más condições de vida e uma saúde precária.
Iniciou-se então com um serviço pioneiro de posto médico assegurado por um equipa de médicos e enfermeiras que desinteressadamente ofereciam o seu trabalho profissional dedicando-se ao atendimento da população mais carenciada.

E CONTINUOU …procurando continuar a dar resposta às necessidades das pessoas;

- Em 1960 abriu uma Creche para apoiar o grande número de mães trabalhadoras,
- em 1962 abriu o Jardim de Infância, actualmente com 180 crianças;
- em 1990 foi criado um serviço de enfermagem para apoiar doentes acamados,
- em 1991 alargou-se a um serviço de assistência domiciliária apoiando doentes acamados com a alimentação e cuidados de higiene;
- em 2000 abre o Centro de Dia e Convívio onde acolhe diariamente cerca de 30 idosos.
- Em 2012 abre um serviço de refeições para desempregados que estavam a passar fome.
Atualmente, apoia 250 famílias e fornece 332 refeições diárias, em duas casas distintas.



A NECESSIDADE DE MUDANÇA:

As atuais instalações da APSOV possuem barreiras arquitetónicas insolúveis tanto na Creche e Jardim de Infância, como no Centro de Dia que funciona num 1º andar. Existe neste momento um sub-dimensionamento generalizado nas salas da Creche e Jardim de Infância, sendo, por exemplo, o refeitório interior sem ventilação e sem iluminação natural. Em termos de apoio à população idosa a APSOV está atualmente limitada para responder com segurança, ao elevado número de pedidos por parte das famílias.
A Câmara Municipal de Lisboa cedeu um terreno para a construção de um equipamento (a área do antigo lavadouro da Madragoa), onde a Assistência Paroquial de Santos-O-Velho quer responder às necessidades da população da Madragoa com um novo impulso, e um projeto inclusivo, porque regenera a memória do antigo lavadouro, mantendo 2 tanques e abrindo de novo o recinto à população. A nova Casa vai juntar no mesmo edifício os idosos e as crianças, possibilitando o desenvolvimento de um apoio social integrado e inovador, com todas as atuais exigências regulamentares. A APSOV aumentará a capacidade instalada, incluirá a vertente escola para o ensino básico e gerará novos empregos.



Nesta página, poderá encontrar várias formas de ajudar a APSOV com simples escolhas. Ao fazer o seu pedido através do formulário que encontra no fundo de cada página, o mesmo segue diretamente para a pessoa responsável na APSOV e neste portal 100% do valor reverte para esta instituição de solidariedade que já acolheu mais de 11 mil pessoas ao longo da sua existência, para apoiar a construção da sua nova Casa.



Ofertas para Batismo, Primeira Comunhão e Crisma:



Livros:



Serviços:





Outras formas de ajudar:



São várias as formas de apoiar o trabalho da APSOV. Partilhe esta página, e ajude a ajudar!



Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Security Seal
Chat no WhatsApp