A
ATACA - “Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana” - é uma associação de solidariedade social, entidade sem fins lucrativos, sem filiação política nem religiosa, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada em 2006.
Tem escritório em Matosinhos e desenvolve projetos em
Moçambique desde a sua fundação e mais recentemente também na
Guiné-Bissau. Sendo uma organização de base voluntária, a ATACA é constituída por uma equipa de cerca de 20 voluntários em Portugal, que dedicam semanalmente uma parte do seu tempo à gestão da associação, estando responsáveis por tarefas administrativas, logísticas e de apoio aos projetos desenvolvidos em África. A ATACA conta ainda, permanentemente, com voluntários no terreno, que monitorizam e desenvolvem, em estreita articulação com a sede em Portugal, os referidos projetos.
Em Moçambique, a ATACA desenvolveu um grupo de voluntariado local que tem mais de 30 elementos que semanalmente dão apoio a crianças e jovens, dinamizando ações como apoio escolar, Clube de Leitura, palestras e actividades lúdicas. Desde 2006, a ATACA já contribuiu para melhorar a vida e o desenvolvimento de mais de 1000 crianças e jovens, sendo que cada um deles foi apoiado, em média, ao longo de 5 anos, para que pudesse traçar um percurso educativo o mais completo possível. Este apoio foi proporcionado graças ao envolvimento de mais de 1000 tutores, na sua maioria cidadãos portugueses, que mensalmente financiaram as despesas de educação e desenvolvimento destas crianças e jovens.
A atuação da ATACA assenta em 3 eixos de ação:
- Minimização de situações de pobreza
- Melhoria das oportunidades de educação
- Futuro: autossuficiência e empregabilidade
Par dar resposta a cada um destes eixos, a ATACA desenvolve diferentes projetos, como por exemplo o
Ataquinho, um programa de bolsas de estudo direcionado para alunos que vivam em situação de pobreza em Moçambique. O programa tem como objetivo alargar as oportunidades de educação e formação dos jovens, garantindo um percurso educativo mais completo, num país onde estudar implica um investimento considerável para as famílias mais pobres. O Ataquinho está a ser implementado na Província da Zambézia, em parceria com escolas, institutos e universidades de Quelimane, e também em zonas rurais das Províncias da Zambézia e Sofala.
Nos próximos anos queremos chegar a muitas mais crianças e com a sua ajuda vamos consegui-lo! Ao comprar os produtos da ATACA, estará a contribuir para melhores oportunidades de educação e desenvolvimento de crianças e jovens em situação vulnerável em Moçambique e na Guiné-Bissau. Tudo o que encomendar através deste portal reverte a 100% para a causa (e a encomenda segue direta para a Associação). Vamos juntos!
MERCHANDISING E ARTESANATO SOLIDÁRIO: