A
Associação Mais Proximidade (AMP) nasceu de um projeto criado em 2010 com o objetivo de
combater a solidão e o isolamento da população idosa residente na Baixa de Lisboa e Mouraria.
A Equipa Técnica AMP, parceiros e um conjunto de 40 voluntários apoiam atualmente cerca de 120 pessoas, com uma média de 83 anos de idade, oferecendo-lhes o acompanhamento necessário, personalizado e adaptável ao contexto de cada uma. Pretendem, acima de tudo, integrar a pessoa na comunidade onde reside, contribuindo para a melhoria do seu bem-estar físico, psicológico e emocional.
Devido à arquitetura interna das casas onde residem os beneficiários, caraterizada pela inexistência de estruturas que facilitem a sua mobilidade, estas pessoas acabam por não ter forma de sair dos seus domicílios e envolver-se na vida social da cidade. Tal poderá resultar em problemas físicos e psicológicos graves.
Procuram, assim, construir e cimentar constantemente uma rede de parcerias que proporcionem às pessoas idosas, que acompanham diariamente, o acesso a recursos que permitam melhorar a sua qualidade de vida e evitar a sua institucionalização.
Paralelamente, desenvolvem atividades e projetos culturais, tendo em vista a valorização da sua experiência de vida e do seu papel na Sociedade Civil.
A metodologia de intervenção AMP foi reconhecida, em várias ocasiões, com exemplo de boas práticas, para além de estatuto de
utilidade pública.
Veja nesta página formas de apoiar a Associação Mais Proximidade: