A
Associação Protetora da Criança é uma IPSS localizada em Valadares, Vila Nova de Gaia. Foi fundada pelo Dr. Leonardo Coimbra em 1953, que, com um grande espírito de solidariedade, e deparando-se com situações de orfandade, abandono, negligência e carência económica das crianças e famílias da altura, criou uma casa onde acolhia essas crianças, dando-lhes as condições de sobrevivência que não tinham.
Atualmente, um dos filhos do fundador, o Dr. Sérgio Coimbra, encontra-se a presidir à instituição, dando-lhe continuidade e cumprindo a missão e os valores para as quais foi fundada.
A medida de acolhimento institucional surge quando a criança se encontra em perigo, ou quando foi esgotada a intervenção com a família, nomeadamente pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais (EMAT) em parceria com outras instituições e quando a família não reúne condições pessoais, sociais, económicas, habitacionais, etc que garantam o bem estar e o desenvolvimento saudável da criança.
Dentro do Lar é criada uma atmosfera de vivência e convivência que se assemelhe, dentro dos possíveis, a um Modelo Familiar, onde todas as rotinas são as mesmas que se aplicariam num Lar de uma família funcional.
Nesta página poderá encontrar ao longo do tempo formas de apoiar o trabalho da Associação Protectora da Criança.
Contamos com a sua partilha?