Compra Solidária - Presentes Solidários para Natal, Aniversários, Casamentos,...

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade
Iniciativas do portal e Notícias
Lançamento do portal Compra Solidária - Press Release
26-11-2012
No dia 26 de Novembro de 2012, foi lançado o portal comprasolidaria.pt, que pretende ser um canal centralizado para as compras solidárias dos portugueses, tornando mais fácil encontrar produtos em que estamos a ajudar ao comprar.

Partindo da constatação que no panorama atual é cada vez maior o número de pessoas que necessitam de recorrer a instituições de solidariedade e estas já não estão a conseguir dar resposta às suas necessidades, este portal surge para tentar contribuir para minimizar o problema e conseguir angariar mais meios para as causas, ao mesmo tempo que a economia avança e as pessoas consomem.

Há centenas de produtos solidários em Portugal, contudo estão dispersos em inúmeros sites, muitas vezes de associações não conhecidas e não existia até agora nenhum local online que os reunisse a todos, nem nenhuma plataforma que fizesse divulgação dos mesmos ao longo do ano inteiro e não apenas numa época específica.

Foi por isso criado o comprasolidaria.pt que tem vantagens tanto para os consumidores, como para as causas apoiadas, como para as empresas, tendo como objetivos:
  • oferecer uma plataforma centralizada e pesquisável que reune toda a oferta a nível de produtos solidários;
  • promover o espírito solidário na compra de produtos do dia-a-dia, dando a conhecer aos consumidores inúmeros produtos que compramos habitualmente e em que em vez de ajudarmos só uma empresa, podemos ajudar a empresa, uma causa e todos os que por ela são apoiados;
  • aumentar o valor angariado para as instituições ou projetos através deste método de obtenção de fundos;
  • divulgar as próprias instituições e causas;
  • fomentar a responsabilidade social nas empresas, levando a que mais marcas optem por ceder parte dos seus lucros a uma causa, criando assim mais produtos solidários.
Acreditamos que ao simplificar o processo, estimulamos a ação de optar por comprar produtos solidários, com informação organizada, categorizada, à distância de um clique. O visitante pode pesquisar por critérios como preço, categoria de produtos, por um produto específico ou até pelo tipo de causa ou instituição que quer ajudar. E sabe exatamente quanto e para que causa está a doar.

Na fase 1 do projeto, este funciona como um catálogo global da oferta, em que se direciona na página de cada produto para a compra no site do promotor ou instituição. Caso não haja compra online, indicam-se quais as formas de adquirir.

Numa segunda fase, pretende-se implementar a compra dos produtos online. 100% do valor continuará a reverter para a causa da forma que reverteria se o comprasse diretamente ao promotor/instituição. O site funcionará apenas como intermediário e facilitador da compra e como plataforma de divulgação, continuando a encomenda a ser feita às próprias instituições e promotores, simplesmente através de uma plataforma centralizada que facilita o processo tanto para o consumidor como para a causa ajudada.

O portal foi lançado com uma base de dados de produtos em que já foi obtida autorização para a sua divulgação por parte dos promotores, estimando-se um crescimento permanente da mesma ao longo das primeiras semanas.

Este projeto surge numa altura em que o Natal se aproxima, tendo como objetivo estimular que os portugueses (consumidores e empresas) optem por produtos solidários para os seus presentes de Natal. Tem também uma secção para divulgação de eventos cujas receitas revertem de alguma forma para causas, sejam mercados e feiras de natal, sejam concertos solidários. Após esta época, irá manter-se online divulgando em permanência os produtos solidários.


SIGA NO FACEBOOK:
SIGA NO TWITTER:
Ofertas em destaque

Leia por favor:

Quando utilizar este site para encontrar algo, utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos ou para qualquer tipo de contacto inicial. Caso, por algum motivo, não utilize os formulários deste site e contacte de outra forma a instituição ou o promotor, ou, siga daqui para outra loja online, por favor avise do impacto que encontrar a iniciativa neste site teve aqui (verá que pode até fazê-lo de forma anónima se desejar) ou através de um rápido email para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto, é de uma enorme importância, já que quando usa o portal seja para conhecer ou para encontrar algo, mas não envia os seus pedidos através do mesmo, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência deste projeto - obrigada!
O ideal, mais prático, e sem desvantagens, é sempre a utilização dos formulários que encontra em cada página: cada um foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso e o envio é feito por uma ligação encriptada e segura. Se estiver a fazer uma encomenda, o pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta que recebe via email de cada entidade, podendo ser, dependendo dos casos, por transferência bancária, ou MBWAY, ou envio à cobrança, ou pagamento no local, ou Paypal, direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário nem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal não se retém nenhuma parte do valor.
Há 4 casos em que a pedido das instituições é dado um apoio adicional às encomendas por parte da Compra Solidária, sendo dada a resposta inicial desta parte. Também nesses casos, no caso deste portal, não é retida nenhuma parte do valor.
Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Secure Sockets Layer
Certificado SSL
Site Seguro