No dia 26 de Novembro de 2012, foi lançado o portal comprasolidaria.pt, que pretende ser um canal centralizado para as compras solidárias dos portugueses, tornando mais fácil encontrar produtos em que estamos a ajudar ao comprar.
Partindo da constatação que no panorama atual é cada vez maior o número de pessoas que necessitam de recorrer a instituições de solidariedade e estas já não estão a conseguir dar resposta às suas necessidades, este portal surge para tentar contribuir para minimizar o problema e conseguir angariar mais meios para as causas, ao mesmo tempo que a economia avança e as pessoas consomem.
Há centenas de produtos solidários em Portugal, contudo estão dispersos em inúmeros sites, muitas vezes de associações não conhecidas e não existia até agora nenhum local online que os reunisse a todos, nem nenhuma plataforma que fizesse divulgação dos mesmos ao longo do ano inteiro e não apenas numa época específica.
Foi por isso criado o comprasolidaria.pt que tem vantagens tanto para os consumidores, como para as causas apoiadas, como para as empresas, tendo como objetivos:
- oferecer uma plataforma centralizada e pesquisável que reune toda a oferta a nível de produtos solidários;
- promover o espírito solidário na compra de produtos do dia-a-dia, dando a conhecer aos consumidores inúmeros produtos que compramos habitualmente e em que em vez de ajudarmos só uma empresa, podemos ajudar a empresa, uma causa e todos os que por ela são apoiados;
- aumentar o valor angariado para as instituições ou projetos através deste método de obtenção de fundos;
- divulgar as próprias instituições e causas;
- fomentar a responsabilidade social nas empresas, levando a que mais marcas optem por ceder parte dos seus lucros a uma causa, criando assim mais produtos solidários.
Acreditamos que ao simplificar o processo, estimulamos a ação de optar por comprar produtos solidários, com informação organizada, categorizada, à distância de um clique. O visitante pode pesquisar por critérios como preço, categoria de produtos, por um produto específico ou até pelo tipo de causa ou instituição que quer ajudar. E sabe exatamente quanto e para que causa está a doar.
Na fase 1 do projeto, este funciona como um catálogo global da oferta, em que se direciona na página de cada produto para a compra no site do promotor ou instituição. Caso não haja compra online, indicam-se quais as formas de adquirir.
Numa segunda fase, pretende-se implementar a compra dos produtos online. 100% do valor continuará a reverter para a causa da forma que reverteria se o comprasse diretamente ao promotor/instituição. O site funcionará apenas como facilitador da compra e como plataforma de divulgação, continuando a encomenda a ser feita às próprias instituições e promotores, simplesmente através de uma plataforma centralizada que facilita o processo tanto para o consumidor como para a causa ajudada.
O portal foi lançado com uma base de dados de produtos em que já foi obtida autorização para a sua divulgação por parte dos promotores, estimando-se um crescimento permanente da mesma ao longo das primeiras semanas.
Este projeto surge numa altura em que o Natal se aproxima, tendo como objetivo estimular que os portugueses (consumidores e empresas) optem por produtos solidários para os seus presentes de Natal. Tem também uma secção para divulgação de eventos cujas receitas revertem de alguma forma para causas, sejam mercados e feiras de natal, sejam concertos solidários. Após esta época, irá manter-se online divulgando em permanência os produtos solidários.