Compra Solidária - Para ajudar ao comprar!

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade


Sabia que pode ajudar uma instituição de solidariedade sem qualquer custo para si, ao preencher a declaração de IRS?


COMO FUNCIONA A CONSIGNAÇÃO DE IRS:

Estará na verdade a decidir, que parte do imposto que iria para os cofres do Estado, segue para uma instituição à sua escolha, entre as que podem beneficiar deste apoio. Veja abaixo como pode fazer, sendo que:

- Se assinalar "IRS", este gesto não tem custos nem representa qualquer tipo de perda para si - não vai pagar mais, nem vai receber menos, já que a quantia que vai atribuir à instituição, é subtraída da quantia que reverte para o Estado,

- Se assinalar também "IVA" como gesto adicional, estará neste caso a doar, à instituição que escolher, o benefício fiscal que obteria com a dedução do IVA de faturas relativas a despesas em cabeleireiros e salões de beleza, reparações de carros e motas, restauração e hotelaria e veterinários, abdicando neste caso deste benefício a favor da organização que escolher.

COMO FAZER:

Se não escolheu antecipadamente qual a entidade a apoiar, ou, se deseja alterar a entidade escolhida, pode fazer a selecção ao preencher e entregar a declaração de IRS:

No caso do preenchimento automático, a consignação é efetuada na secção final designada “Pré liquidação" - basta:
  • 1 - seleccionar ou a opção de IRS (sem custos nem perdas), ou de IVA (abdicando nesse caso do valor a favor da instituição), ou ambas as opções
  • 2 - escolher o tipo de entidade beneficiária (neste caso, instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública)
  • 3 - colocar o NIF da entidade beneficiária

  • No caso do preenchimento manual, a consignação é feita na folha de rosto do quadro 11 do modelo 3 - basta:
  • 1 - escolher o tipo de entidade beneficiária (neste caso, instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública)
  • 2 - colocar o NIF da entidade beneficiária
  • 3 - seleccionar ou a opção de IRS (sem custos nem perdas), ou de IVA (abdicando nesse caso do valor a favor da instituição), ou ambas as opções.

  • INSTITUIÇÕES QUE PODE ESCOLHER PARA APOIAR:


    Após um trabalho de recolha de informação em múltiplas páginas foi construída a fotogaleria abaixo - onde de uma forma prática poderá encontrar as campanhas de 2021 de várias instituições de solidariedade que pode escolher apoiar sem custos, e os respetivos NIF/NIPC para colocar ao preencher/entregar a sua declaração de IRS.

    Note por favor que nem todas as instituições do nosso país são elegíveis para receber este apoio e cada ano o portal das Finanças publica uma lista completa - este ano, são cerca de 4400 e poderá ver essa listagem de organizações aqui (em 2021, clique no primeiro link para ver a listagem mais recente das entidades com processo deferido para o ano fiscal de 2020).

    Foi também confirmado que todas as instituições cujas campanhas estão abaixo, podem receber este apoio este ano.



    ...
    O portal Compra Solidária é uma plataforma com um conceito pioneiro que tem sido desenvolvida voluntariamente desde finais de 2012 e tem apoiado várias dezenas de instituições de solidariedade do nosso país desenvolvendo trabalho caso a caso. Saiba mais aqui e veja formas de apoiar esta plataforma aqui. O seu apoio poderá permitir que a plataforma possa continuar a desenvolver este trabalho, e possa também abranger o apoio a mais causas. Faça também parte deste movimento, ajude esta plataforma a chegar ao conhecimento de mais pessoas para que cada vez mais saibam que há tantas formas simples de fazer a diferença com simples escolhas no dia a dia!

    Leia por favor:

    Quando utilizar este site para encontrar algo, utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos ou para qualquer tipo de contacto inicial. Caso, por algum motivo, não utilize os formulários deste site e contacte de outra forma a instituição ou o promotor, ou, siga daqui para outra loja online, por favor avise do impacto que encontrar a iniciativa neste site teve aqui (verá que pode até fazê-lo de forma anónima se desejar) ou através de um rápido email para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto, é de uma enorme importância, já que quando usa o portal seja para conhecer ou para encontrar algo, mas não envia os seus pedidos através do mesmo, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência deste projeto - obrigada!
    O ideal, mais prático, e sem desvantagens, é sempre a utilização dos formulários que encontra em cada página: cada um foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso e o envio é feito por uma ligação encriptada e segura. Se estiver a fazer uma encomenda, o pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta que recebe via email de cada entidade, podendo ser, dependendo dos casos, por transferência bancária (essa opção é a mais comum e nas encomendas às instituições é sempre uma opção), ou MBWAY (se quiser e se a instituição tiver conta), ou envio à cobrança, ou pagamento no local, ou Paypal (como opção), direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário nem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal não se retém nenhuma parte do valor. Há 4 casos em que a pedido das instituições é dado um apoio adicional às encomendas por parte da Compra Solidária, sendo dada a resposta inicial desta parte. Também nesses casos, no caso deste portal, não é retida nenhuma parte do valor.
    Vencedor Nacional World Summit Awards
    Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
    Secure Sockets Layer
    Certificado SSL
    Site Seguro