A
Associação Missão Saúde para a Humanidade (MSH) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como fim a promoção da saúde, a prevenção da doença, e o desenvolvimento psico-sócio-educativo dos indivíduos, nos países classificados como estrategicamente prioritários para a cooperação portuguesa.
Tem como principais focos contribuir para a melhoria das condições médico-sanitárias, de educação, progresso e bem-estar das populações.
A MSH desenvolve vários Projetos, sendo um deles o
Projeto Esperança.
Este projeto atua no âmbito do Acordo de Cooperação no Domínio da Saúde entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no
acolhimento social em Portugal de crianças e jovens sem retaguarda familiar com necessidade de tratamentos médicos/cirúrgicos, aos quais não têm acesso no seu país (neste momento, a Guiné-Bissau).
Este é um projeto em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de São João e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Desde a fundação a MSH efetua missões humanitárias com equipas de voluntários essencialmente da saúde, para formação e prestação de cuidados, em campos muito desfavorecidos em termos sociais e humanos. Estas intervenções são
em aldeias remotas do interior e ilhas da Guiné Bissau, onde dificilmente chega ajuda e as estruturas locais têm muitas dificuldades em dar resposta.
A MSH
apoia também mensalmente o orfanato Lar de Bethel/Fonte de Vida em Bissau, onde residem cerca de 40 crianças e jovens, em situação de grande carência a vários níveis, mediante o apadrinhamento destas crianças e jovens, tendo desde 2018 um compromisso de fornecimento de bens alimentares.
Uma das atividades que mobiliza um conjunto vasto de voluntários é também a gestão de donativos: a MSH recebe donativos de particulares e empresas, fazendo posteriormente uma triagem e separação, para posteriormente serem entregues a pessoas que deles necessitem,
enviando para África em contentor. Alguns deles são usados por crianças e jovens que a MSH acolhe oriundos dos PALOP para tratamento médico/cirúrgico. A MSH
colabora ainda no combate à pobreza e exclusão social no concelho de Aveiro, onde está sediada, também mediante a distribuição de donativos a famílias e indivíduos carenciados.
A par do desenvolvimento dos projetos humanitários a MSH também atua na
formação cívica de jovens e no envolvimento destes em voluntariado nacional e internacional e em contexto de workshops e seminários.
Nesta página poderá encontrar ao longo do tempo formas de apoiar o trabalho da Associação Missão Saúde para a Humanidade com simples escolhas do dia a dia. O seu pedido segue sempre diretamente para as pessoas responsáveis na Associação e neste portal não é retido nenhum tipo de taxa.