Compra Solidária - Escolhas com Impacto Social - Presentes Solidários e outras formas de ajudar
Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causa
Desde 2012, o agregador de formas de fazer a diferença... com simples escolhas! Este portal não retém taxas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade.
A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como missão promover a inclusão social de pessoas com deficiência e apoiar crianças, jovens e famílias em risco e/ou desvantagem social.
Um dos seus propósitos é contribuir para a construção de uma comunidade aberta, plural e com respeito pela diferença, em que todas as pessoas possam participar, independentemente das suas dificuldades ou limitações.
Desenvolve a sua ação nos concelhos do Barreiro e Moita, com sede em Santo André/Barreiro, e foi criada por iniciativa de um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência profunda, em 1982. Ao longo destes anos, a NÓS tem vindo a alargar o seu campo de intervenção, intervindo também com crianças, jovens e famílias em situação de risco e/ou desvantagem social.
Tem atualmente respostas diversificadas para a comunidade - poderá conhecer cada uma clicando aqui.
- Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) - é uma resposta social específica na intervenção com crianças e jovens em risco e suas famílias, baseando-se no pressuposto de que a família é o meio privilegiado para o desenvolvimento saudável e harmonioso das crianças e jovens.
- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) - visa a promoção da autonomia de jovens adultos com deficiência, em atividades quotidianas e o desenvolvimento da mobilidade e das competências pessoais e sociais. Abrange os concelhos do Barreiro e da Moita e funciona em regime de semi-internato (das 9 às 17 horas).
- Creche “Os Pirilampos” - procura proporcionar o desenvolvimento harmonioso da criança (entre os 4 meses e os 3 anos de idade), assegurando-lhe um contexto afetivo e físico securizante.
- Centro de Recursos para a Inclusão (CRI):
O CRI integra, atualmente, o Serviço de Apoio às Escolas (SAE), constituído por técnicos da Associação numa parceria com escolas do ensino regular no Apoio às Escolas e suas unidades.
- Equipa Local de Intervenção (ELI Barreiro) - integra-se no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e destina-se a crianças até aos 6 anos de idade, com dificuldades em pelo menos uma área do desenvolvimento ou em risco de atraso de desenvolvimento, e suas famílias residentes no concelho do Barreiro e freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (concelho da Moita).
- Lar Residencial "Nossa Casa" - destina-se a pessoas adultas com deficiência e reduzidos níveis de autonomia, impedidas de residir no seu meio familiar. Esta resposta social localiza-se no Penteado (concelho da Moita).
- Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) - destina-se a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), residentes nas várias freguesias do concelho do Barreiro. Tem como objetivos desenvolver ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI e contribuir para a inserção social dos mesmos, com vista à sua progressiva autonomização.
- Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) - destinam-se ao acolhimento de pessoas com deficiência ou incapacidades com autonomia funcional, que desejam viver de forma independente dentro das suas capacidades.
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) - é uma resposta social que se destina a pessoas com idade a partir dos 16 anos, que sejam portadoras de deficiência ou dependência que impossibilite a realização das atividades instrumentais da vida diária.
- Projeto ‘ReComeçar – Apartamentos Partilhados para Pessoas em Situação de Sem Abrigo’ - surgiu da necessidade, identificada pelo NPISA do Barreiro, de se criar uma resposta habitacional para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, enquadrada na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. É um Projeto no qual a NÓS se assume enquanto entidade gestora, através de um Protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Setúbal. Com o Projeto “ReComeçar” pretende-se disponibilizar uma resposta habitacional, em regime partilhado, que permita à pessoa em situação de sem-abrigo, com apoio de uma equipa técnica, encontrar uma alternativa residencial na comunidade, com vista à sua efetiva inserção social, contrariando o regresso à sua condição anterior. O período de permanência nos Apartamentos Partilhados é de 6 meses, podendo ser renovável até, no máximo, 1 ano.
- Projeto ‘Abraça a Cidade’ - visa o combate ao isolamento social e está no terreno do Barreiro, com especial incidência no Bairro Alves Redol e na Quinta da Amoreira, e tem em curso um conjunto de ações desenvolvidas no ano de 2025 de forma colaborativa com famílias, entidades parceiras e voluntários. É um projeto enquadrado no Plano de Ação da Operação Integrada Local da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena (UFASSAV) e promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Nesta página poderá encontrar várias formas de apoiar a Associação NÓS.