Compra Solidária - Para ajudar ao comprar!

Presentes solidários, eventos de apoio a causas e muitas outras sugestões

O único agregador que não retém taxas lucrativas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade


A campanha Pirilampo Mágico de 2015 terminou a 31 de Maio. A FENACERCI em parceria com o Portal Compra Solidária agradece a todos os que colaboraram diretamente ou indiretamente. O Sucesso da Campanha depende de todos quantos o fizeram. Em Nome das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência o nosso Muito Obrigado! Bem Hajam! Informamos que já não se encontram disponiveis para venda quaisquer artigos de merchandising do Pirilampo Mágico a não ser o Pirilampo, que pode ser adquirido para envio à cobrança por via de contacto com a FENACERCI: 21 711 25 80



A Campanha Pirilampo Mágico é uma Campanha realizada anualmente, no decorrer do mês de Maio, em parceria com a RTP - Antena 1 e toda a sua organização é promovida pela FENACERCI.

Como nasceu?

Na noite de 2 para 3 de Setembro de 1986 estava no ar uma entrevista para o Programa “Arte de Bem Madrugar” na RDP-Antena 1 onde foram abordados alguns dos problemas financeiros com que se defrontava na altura a CERCILISBOA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Lisboa), bem como alguns dos projetos em que esta se encontrava envolvida. Os elementos desta estação ficaram sensibilizados para a situação e foram imediatamente realizados contactos entre a FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) e o Diretor de Programas da RDP-Antena 1, José Manuel Nunes que propôs a esta Federação, a realização de uma campanha de solidariedade com carácter de abrangência nacional em favor de todas as CERCI`s. Nascia assim a Campanha Pirilampo Mágico, aberta oficialmente a 11 de Março de 1987 tornando-se desde então, uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso País.
Tendo-se definido os objetivos da primeira Campanha, foi por via da música, cuja letra foi criada a partir de um poema escrito por Maria Alberta Menéres, que nasceu o Pirilampo Mágico. Esta “mascote” constituiu-se desde essa altura como objeto de venda, destinada à angariação de fundos que visem a criação de respostas sustentadas e de qualidade dirigidas à população com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
O Pirilampo é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal.

Quem são as entidades beneficiárias?

As Organizações beneficiárias da Campanha, são instituições privadas sem fins lucrativos, que prestam atendimento direto ou indireto a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência em diversos domínios, nomeadamente ao nível de Estruturas Educativas, Centros de Formação e Apoio ao Emprego, Unidades de Emprego Protegido, Centros de Atividades Ocupacionais, Unidades Residenciais, Apoio Domiciliário, Intervenção Precoce, entre outras.

Esta campanha envolve mais de 80 Organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, profissionais e cidadãos anónimos; com o objetivo de angariação de Fundos a favor das CERCI`s e outras organizações congéneres; assim como de informação e sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena deste tipo de população.

A entidade promotora, a FENACERCI, é a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, cuja missão é promover a qualidade e sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas Associadas e por esta via, a promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência por estas apoiadas, pela via de processos de representação e formação sustentadas em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na comunidade e junto dos interlocutores institucionais.






Leia por favor:

Quando utilizar este site para encontrar algo, utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos ou para qualquer tipo de contacto inicial. Caso, por algum motivo, não utilize os formulários deste site e contacte de outra forma a instituição ou o promotor, ou, siga daqui para outra loja online, por favor avise do impacto que encontrar a iniciativa neste site teve aqui (verá que pode até fazê-lo de forma anónima se desejar) ou através de um rápido email para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto, é de uma enorme importância, já que quando usa o portal seja para conhecer ou para encontrar algo, mas não envia os seus pedidos através do mesmo, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência deste projeto - obrigada!
O ideal, mais prático, e sem desvantagens, é sempre a utilização dos formulários que encontra em cada página: cada um foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso e o envio é feito por uma ligação encriptada e segura. Se estiver a fazer uma encomenda, o pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta que recebe via email de cada entidade, podendo ser, dependendo dos casos, por transferência bancária (essa opção é a mais comum e nas encomendas às instituições é sempre uma opção), ou MBWAY (se quiser e se a instituição tiver conta), ou envio à cobrança, ou pagamento no local, ou Paypal (como opção), direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário nem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal não se retém nenhuma parte do valor. Há 4 casos em que a pedido das instituições é dado um apoio adicional às encomendas por parte da Compra Solidária, sendo dada a resposta inicial desta parte. Também nesses casos, no caso deste portal, não é retida nenhuma parte do valor.
Vencedor Nacional World Summit Awards
Apoie a existência desta plataforma - veja como aqui
Secure Sockets Layer
Certificado SSL
Site Seguro