Compra Solidária - Escolhas com Impacto Social - Presentes Solidários e outras formas de ajudar
Presentes solidários, serviços com impacto social positivo e eventos por uma causa
Desde 2012, o agregador de formas de fazer a diferença... com simples escolhas! Este portal não retém taxas sobre as iniciativas das instituições de solidariedade.
A NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como missão promover a inclusão social de pessoas com deficiência e apoiar crianças, jovens e famílias em risco e/ou desvantagem social.
Um dos seus propósitos é contribuir para a construção de uma comunidade aberta, plural e com respeito pela diferença, em que todas as pessoas possam participar, independentemente das suas dificuldades ou limitações.
Desenvolve a sua ação nos concelhos do Barreiro e Moita, com sede em Santo André/Barreiro, e foi criada por iniciativa de um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência profunda, em 1982. Ao longo destes anos, a NÓS tem vindo a alargar o seu campo de intervenção, intervindo também com crianças, jovens e famílias em situação de risco e/ou desvantagem social. Conta, atualmente, com várias respostas diversificadas à comunidade:
- Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) - é uma resposta social específica na intervenção com crianças e jovens em risco e suas famílias, baseando-se no pressuposto de que a família é o meio privilegiado para o desenvolvimento saudável e harmonioso das crianças e jovens.
- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) - visa a promoção da autonomia de jovens adultos com deficiência, em atividades quotidianas e o desenvolvimento da mobilidade e das competências pessoais e sociais. Abrange os concelhos do Barreiro e da Moita e funciona em regime de semi-internato (das 9 às 17 horas).
- Creche “Os Pirilampos” - procura proporcionar o desenvolvimento harmonioso da criança (entre os 4 meses e os 3 anos de idade), assegurando-lhe um contexto afetivo e físico securizante.
- Centro de Recursos para a Inclusão (CRI):
O CRI integra, atualmente, o Serviço de Apoio às Escolas (SAE), constituído por técnicos da Associação numa parceria com escolas do ensino regular no Apoio às Escolas e suas unidades.
- Equipa Local de Intervenção (ELI Barreiro) - integra-se no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e destina-se a crianças até aos 6 anos de idade, com dificuldades em pelo menos uma área do desenvolvimento ou em risco de atraso de desenvolvimento, e suas famílias residentes no concelho do Barreiro e freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (concelho da Moita).
- Lar Residencial "Nossa Casa" - destina-se a pessoas adultas com deficiência e reduzidos níveis de autonomia, impedidas de residir no seu meio familiar. Esta resposta social localiza-se no Penteado (concelho da Moita).
- Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) - destina-se a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), residentes na União de Freguesias do Barreiro e Lavradio e na União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena. Tem como objetivos desenvolver ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI e contribuir para a inserção social dos mesmos, com vista à sua progressiva autonomização.
- Residências Autónomas (RA) - destinam-se ao acolhimento de pessoas com deficiência ou incapacidades com autonomia funcional, que desejam viver de forma independente dentro das suas capacidades.
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) - é uma resposta social que se destina a pessoas com idade a partir dos 16 anos, que sejam portadoras de deficiência ou dependência que impossibilite a realização das atividades instrumentais da vida diária.
- Projeto ‘ReComeçar – Apartamentos Partilhados para Pessoas em Situação de Sem Abrigo’ - surgiu da necessidade, identificada pelo NPISA do Barreiro, de se criar uma resposta habitacional para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, enquadrada na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023. É um Projeto no qual a NÓS se assume enquanto entidade gestora, através de um Protocolo celebrado com o Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Setúbal. Com o Projeto “ReComeçar” pretende-se disponibilizar uma resposta habitacional, em regime partilhado, que permita à pessoa em situação de sem-abrigo, com apoio de uma equipa técnica, encontrar uma alternativa residencial na comunidade, com vista à sua efetiva inserção social, contrariando o regresso à sua condição anterior. O período de permanência nos Apartamentos Partilhados é de 6 meses, podendo ser renovável até, no máximo, 1 ano.
Nesta página poderá encontrar várias formas de apoiar a Associação NÓS.
O formulário de encomenda ou pedido de informações pode ser encontrado em todos os produtos (e serviços) abaixo da barra vermelha "Como comprar / reservar" (ou clicando na aba "CONTACTAR" que encontra em todos logo abaixo da 1ª fotografia). Se não conseguir visualizar o formulário por favor tente outro navegador web ou contacte via geral@comprasolidaria.pt / 918955646. Quando utilizar este site para encontrar algo, utilize por favor sempre os formulários que encontra em cada página para envio dos seus pedidos ou para qualquer tipo de contacto inicial. Caso não utilize os formulários deste site e contacte de outra forma a instituição ou o promotor, ou, siga daqui para outra loja online, por favor avise que fez ou uma compra, ou um contacto, de uma de 2 formas, ou aqui (verá que pode até fazê-lo de forma anónima se desejar), ou através de um rápido email para geral@comprasolidaria.pt . Este pequeno gesto caso não use o formulário, é de uma enorme importância, já que quando usa este site seja para conhecer ou para encontrar algo, mas não envia os seus pedidos através do mesmo, perde-se toda a contabilização do impacto social gerado, necessária à existência deste projeto - por favor tenha esta questão em conta, muito obrigada!
O ideal, mais prático, e sem desvantagens, é sempre a utilização dos formulários que encontra em cada página: cada um foi personalizado para enviar diretamente para a pessoa responsável por responder em cada caso (ou mostrar automaticamente a informação necessária), o envio é feito por uma ligação encriptada e segura e pode escolher se assim o quiser enviar apenas uma mensagem / pedido de informações. Se estiver a fazer uma encomenda, o pagamento não é feito no portal, mas sim após a resposta personalizada que recebe via email de cada entidade, podendo ser por transferência bancária (possível na grande maioria dos casos), ou adicionalmente MBWAY (se a instituição tiver conta), envio à cobrança, pagamento no local, ou Paypal, sempre direto para a entidade receptora sem qualquer intermediário nem qualquer tipo de perdas para as instituições de solidariedade, já que no caso deste portal, não se retém nenhuma parte do valor.